Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a primeira exposição do artista e arquiteto no Brasil

Tempo espelhado de Sergei Tchoban no MAC

Entre 11 de março e 4 de junho, a exposição “Sergei Tchoban: tempo espelhado”, com 27 desenhos, alguns inéditos, e fotografias de edifícios projetados pelo artista e arquiteto alemão, no MAC-USP.

Com curadoria da historiadora da arte Tereza de Arruda, a mostra percorre os últimos treze anos de produção nas diversas temáticas e atuações relevantes da obra de Sergei Tchoban, para quem “tudo o que um arquiteto faz é apenas um reflexo do tempo em que vivemos”.

Os desenhos são muitas vezes ponto de partida para seu trabalho como arquiteto e também para sua atuação como cenógrafo de teatro e designer de exposições. O trabalho de Tchoban explora a forma como a arquitetura relata o passado, o presente e o futuro das cidades culturalmente diversificadas e demarcadas por um legado histórico-social. Vídeos e entrevistas do artista complementam a exposição.

Serguei Tchoban (Leningrado, 1962, com cidadania alemã desde 1995) é autor de projetos arquitetônicos em diversas cidades europeias, com o desenho como uma forma de reflexão sobre contextos urbanos contemporâneos e seu futuro.

“O artista atualiza o legado do arquiteto e gravurista italiano Giovanni Battista Piranesi, conhecido pela dedicação ao desenho de monumentos da antiguidade romana”, observa Heloisa Espada, professora e curadora do MAC USP.

Em várias das obras presentes nesta exposição, Tchoban imagina estruturas futuristas a partir de gravuras de Piranesi.

Além disso, coleciona desenhos de arquitetura e para incentivar o interesse por esse tipo de trabalho, criou a Fundação Tchoban em 2013, sediada no Museu do Desenho Arquitetônico em Berlim.

Em alguns desenhos é visível como o fator tempo tem sido tratado e respectivamente empregado nos trabalhos de restauração e reconstrução, o contraste entre o antigo e o novo.

Para a curadora Tereza Arruda, “Sergei Tchoban encena a transformação de monumentos arquitetônicos, em um processo que não se baseia necessariamente no passado, mas seja um laboratório isolado da vida pós-moderna”.

“Em janeiro de 2012 Sergei Tchoban esteve no Rio de Janeiro, não somente para vivenciar a arquitetura local, mas também para encontrar pessoalmente Oscar Niemeyer. Onze anos depois, através desta mostra, as obras de Sergei são exibidas em um edifício projetado por Niemeyer nos anos 1950.”

“Os desenhos são muitas vezes ponto de partida para a atuação de Sergei Tchoban, que além de artista é também um requisitado arquiteto, o qual compartilha também com a cenografia de teatro e o design de exposições sua paixão pela concepção artística.”

“Em sua obra Sergei Tchoban explora as estruturas reais e imaginárias de uma metrópole através da junção da arquitetura futurista e do patrimônio histórico. Os contrastes destas linguagens permitem explorar nuances entre a realidade e a ficção.”

“As obras de Sergei Tchoban mostram-nos testemunhos de riqueza, conquistas, riscos e reconstrução da existência humana através da representação do patrimônio arquitetônico.” / Tereza de Arruda, curadora da exposição.

Sergei Tchoban

Sergei Tchoban estudou no Departamento de Arquitetura da Academia de Artes de São Petersburgo antes de se mudar para a Alemanha em 1991.
Possui nacionalidade alemã desde 1995. No seu trabalho como arquiteto, ele realiza edifícios importantes em várias cidades europeias.

Em 2009, fundou a Fundação Tchoban – Museu de Desenho Arquitectônico, visando preservar e apresentar exposições de desenhos de arquitectos e protagonistas relevantes que trabalham na área da arquitetura ao nível mundial.

Tchoban trabalha não só como arquiteto, mas também como curador e designer de expografia.

Suas obras artísticas têm sido apresentadas em exposições coletivas e individuais em todo o mundo.

Os seus desenhos arquitetônicos fazem parte de acervos de diversos museus como Victoria & Albert Museum em Londres, Akademie der Künste em Berlim, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Kunsthalle Rostock, Deutsches Architektur Museum (DAM) em Frankfurt a.M., Albertina em Viena, Kunstbibliothek Berlin, Instituto Centrale per la Grafica em Roma e em inúmeras colecções privadas.

Serviço:
Sergei Tchoban: tempo espelhado
Curadoria Tereza Arruda
Período expositivo: 11 de março a 4 de junho/ 2023
MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Ibirapuera, São Paulo, SP
(11) 2648-0254
Entrada gratuita
http://www.mac.usp.br/mac/

 

Contatos:
Sergei Tchoban
https://sergeitchoban.com/

MAC USP
(11) 2648-0254
http://www.mac.usp.br/mac/