Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura buscou modernizar apartamento de 270 m² com mistura de referências, combinando preto, cinza e madeira com itens clássicos

Combinação une paleta sóbria e elementos tradicionais

A mescla de estilos no décor não segue uma regra específica e, para muitos, pode ser um desafio, mas não para as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, sócias do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Neste apartamento de 270 m², localizado em São Paulo, as profissionais combinaram os elementos clássicos da arquitetura para criar espaços aconchegantes e integrados para realizar o desejo dos moradores que buscavam muito conforto na hora de receber convidados.

O projeto contemplou a integração máxima de ambientes sociais onde cada detalhe foi pensado conforme os desejos e a rotina da família.

“É sempre muito gratificante entregar um novo lar. Como os moradores adoram receber, trabalhamos essa conexão para otimizar os espaços e sem exagerar nas cores e materiais. Por isso, a forte presença de nuances de cinza, preto e madeira são evidentes por todo o apartamento”, dizem as arquitetas.

Combinação une paleta sóbria e elementos tradicionais

Bem-estar em casa

A integração entre home theater, sala de jantar, living, bar e área gourmet, junto a uma paleta de cores bem definidas, logo chama atenção das visitas pela atmosfera convidativa.

As delimitações dos espaços foram efetivadas por meio de tapetes, mesas, bancos e sofás, ressaltando a sutileza e o cuidado de Danielle e Paula para não misturar as áreas e garantir a privacidade, quando necessária.

No piso, o porcelanato com aparência de pedra dá uma sensação de continuidade em todo o ambiente.

Cinema em casa

A composição desse do home theater foi realizada com um sofá cinza, de dimensões generosas, com almofadas quase-brancas que complementam o bem-estar.

Em evidência, a mesa de centro, em tom caramelo, agregou um toque de modernidade ao espaço.

“Em couro e camurça, materiais que aliam sofisticação ao décor, a peça também pode ser contemplada como uma poltrona extra ou um apoio para os pés. Amamos essa versatilidade”, explica Paula Passos.

Feito de madeira carvalho, o painel e o raque acomodam os equipamentos de ponta, como o subwoofer e as caixas acústicas do home, além de ampliar a acústica com cuidado para o som escapar pelas demais áreas.

Living

O espaço segue a proposta de tons da integração, mas conta com outras texturas nos tapetes e poltronas, além do amplo sofá que toma conta do ambiente.

Próximo à varanda que foi totalmente envidraçada, a iluminação natural favorece o espaço e pode ser controlada pelas leves cortinas.

Mais que especial para os moradores, a área do bar foi executada totalmente sob medida para oferecer tudo que eles desejavam: frigobar, cervejeira e uma cave de vinhos, todos do mesmo tamanho para manter o alinhamento da bancada de granito preto absoluto.

Combinação une paleta sóbria e elementos tradicionais

Área gourmet e mesa de jantar principal

O layout desse espaço foi pensado para poder recepcionar muito bem os convidados da família e revela com uma marcenaria planejada em tons terrosos e escuros que atende a churrasqueira equipada com a coifa, além de duas bancadas que ajudam no apoio de objetos, bastante funcional para dias de festa.

Com uma atmosfera imponente, a área gourmet possui uma ligação direta com a sala de jantar principal.

“Essa área integrada foi um impasse do casal que precisamos resolver, pois o marido queria um espaço, já que adora cozinhar nas noites com os amigos, mas sua esposa estava preocupada com a fumaça. A solução foi criar uma bancada dupla, dividindo os ambientes da sala de jantar e área gourmet, com um painel de vidro e marcenaria como estratégia para conter a fumaça”, lembram as arquitetas.

Para a sala de jantar, as arquitetas investiram em um clima mais sofisticado com uma mesa quadrada de vidro e poltronas acolchoadas em um tom creme escuro. Na iluminação, um lustre de cristal reforça a elegância almejada pelas arquitetas.

Cozinha e copa

No caso da cozinha, o estilo atual, com toque de elegância, predomina no ambiente. A reforma trouxe novos revestimentos refletidos no piso de porcelanato cinza, sem qualquer textura, de acabamento natural para se misturar com uma bancada trabalhada de pedra techlam, estilo Kalos Bianco da Levantina – ultra resistente para evitar riscos e manchas.

A cozinha é integrada com a sala de almoço, mas são locais mais intimistas da casa separados por um painel de correr das demais áreas.

O grande destaque da sala de almoço é a peça desenhada sobre a mesa e os móveis com estrutura de alumínio corda náutica com cores esverdeadas.

Lavabo

O lavabo é definido em um lindo contraste da madeira carvalho com piso preto de porcelanato e um projeto luminotécnico bem trabalhado.

A bancada com cuba esculpida de ônix miele traz um tom entre o mel e a manteiga, de forma sofisticada. Por fim, o primoroso espelho auxilia na proposta de duplicar o espaço.

Quartos

O quarto do casal é delicado e uma luminosidade agradável. Os tons amadeirados e claros adicionam uma atmosfera ainda mais aconchegante e o tapete azul, além da cor, propicia conforto.

O leve contraste das cores se torna visualmente confortável e na medida certa para o casal relaxar com noites tranquilas.

No quarto do filho do casal, as arquitetas aplicaram a mistura da madeira com preto para tornar o ambiente mais forte. No quarto da filha, a ideia foi executar um layout mais centralizado e pautado em tons mais claros de cinza e branco.

Contato:
Dantas & Passos Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/355/dantas-passos-arquitetura/
http://dantasepassosarquitetura.com.br