Ambientes com afluência de público precisam de produtos e acessórios adequados às normas, a fim de garantir a eficiência do sistema e a segurança das pessoas

Segurança dos conduletes normatizados

Eles estão no metrô, nos terminais de ônibus, nas obras de infraestrutura, de distribuição de energia e também na indústria, no comércio e em muitas residências. Os conduletes, componentes fundamentais para instalações elétricas aparentes internas e externas, fazem parte do nosso dia a dia e o que muitos não sabem é que eles precisam atender a uma norma de fabricação específica.

Trata-se da ABNT NBR 15701:2016, que define as características técnicas construtivas e os requisitos mínimos de desempenho dos conduletes metálicos roscados ou não roscados para sistemas de eletrodutos, utilizados em instalações elétricas aparentes.

Destinados à organização dos cabos elétricos e para facilitar o acesso às tomadas e interruptores, os conduletes protegem a fiação e evitam acidentes, além de contribuírem para a implementação das instalações elétricas sem quebra da parede. A norma define seis classes de produtos, conforme aplicação – residencial, comercial ou industrial – e níveis de segurança necessários.

Entretanto, quais as diferenças de cada uma, onde estas devem ser preferencialmente instaladas, entre outros detalhes que fazem a diferença na hora de adquirir ou mesmo especificar este tipo de produto para uma obra ou sistema elétrico.

Assim, um condulete de categoria III, por exemplo, deve atender perfeitamente a um ambiente residencial ou comercial. Já os conduletes de categoria I e II devem ser utilizados preferencialmente para ambientes comerciais e industriais, deixando os de categoria IV, V e VI para ambientes exclusivamente industriais, onde se faz necessária uma maior robustez.

“As normas técnicas de fabricação definem os parâmetros básicos de eficiência e qualidade para garantir a segurança às instalações elétricas. Por isso, é imprescindível que revendedores e profissionais se atentem para comercializar e especificar marcas que atendam às normatizações vigentes”, afirma André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.

A empresa tem estrutura para realizar todos os ensaios previstos, normas de materiais elétricos regidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e solicitados pelos organismos de certificação acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Além disso, dispõe das seis classes de conduletes homologadas para o mercado brasileiro.

“Ambientes com afluência de público precisam de produtos e acessórios adequados às normas, a fim de garantir a eficiência do sistema e a segurança das pessoas. Investimos constantemente em tecnologia de produção, conhecimento e inovação, para oferecer produtos de qualidade e durabilidade superiores conforme as normas, atendendo às especificidades de cada projeto e às necessidades de segurança humana e patrimonial”, conclui Lima.

Contato:
Tramontina
(54) 3461.8200
https://www.tramontina.com.br