Estúdio Auna e Studio Monfré Arquitetura assinam projeto de apartamento com 41m², no bairro da Vila Mariana, em São Paulo

Atmosfera urbana e aproveitamento do espaço

Os escritórios Estúdio Auna e o Studio Monfré Arquitetura assinam apartamento no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, de 41m² conta com atmosfera urbana e aproveitamento do espaço.

Um projeto pensado para atender a moradia de um solteiro, com dois cachorros de pequeno porte, mas que também poderá servir de aluguel no futuro, por conta da sua praticidade.

O proprietário adquiriu o apartamento ainda na planta e realizou a personalização de alguns itens com a construtora.

“Começamos o projeto um pouco antes dele pegar as chaves, um dos principais pedidos do cliente foi que o apartamento contasse com uma boa área de armazenamento, visto que seu apartamento atual tinha o dobro de tamanho” comenta a arquiteta Ana Carolina Maia, do Estúdio Auna.

Por ser um imóvel compacto, os escritórios realizaram poucas interferências civis e mantiveram praticamente todos os acabamentos entregues pela construtora, exceto o piso da varanda devido à integração.

Atmosfera urbana e aproveitamento do espaço

“Atuamos na escolha dos elementos e acabamentos não entregues, além de pensar em toda marcenaria e mobiliário solto para que eles suprissem as necessidades do cliente, principalmente a de armazenamento” explica a arquiteta Thaís Monfré, do Studio Monfré Arquitetura.

Além disso, conseguimos através da materialidade, móveis sob medida e soluções de layout deixar o apartamento com boa circulação e iluminação, apesar do espaço reduzido. Como resultado, temos um apartamento funcional e colorido, mas com leveza e conforto, esclarece.

A cozinha e a área de serviço formam um grande bloco azul, um dos destaques do imóvel.

Esse “bloco” é composto por dois materiais: tinta acrílica para a parede e MDF com revestimento melamínico.

O azul-marinho, uma cor neutra, nesse caso, ganhou destaque a partir do contraste dos azulejos, bancada e pisos claros.

É importante destacar que mesmo sendo compacta, a cozinha conta com lava-louças, forno multifuncional, cuba, cooktop e depurador, além de uma geladeira espaçosa.

A partir do desenho da estante da sala, ela ainda ganhou um armário alto para despensa que complementou a área de armazenamento.

A sala de estar e varanda foram integradas a fim de garantirmos um melhor aproveitamento do espaço.

Para a sala, foi projetada uma estante de vergalhões com prateleiras em chapa metálica lisa e nichos de diferentes cores e formatos, além de um móvel baixo para armazenamento de equipamentos.

A estante é um dos elementos principais desse projeto, mas não o único e para que ela não se tornasse o foco devido sua volumetria utilizamos elementos visualmente leves.

O projeto optou por um acabamento com a cor próxima à da parede para trazer a sensação de unidade. Em lado oposto temos a aplicação do revestimento de placa cimentícia trazendo uma atmosfera mais urbana.

Logo ao lado da entrada do imóvel, foi projetada uma pequena bancada, que serve de apoio para quem entra e abaixo dela existe uma bancada auxiliar de refeições.

A ideia foi projetá-la com rodinhas para que eventualmente o morador possa levá-la até a varanda também.

Já no quarto, neutro, as arquitetas apostaram no uso da iluminação para trazer ainda mais conforto. As cores foram pontualmente distribuídas na decoração.

Para os apoios de cabeceira, usaram uma composição assimétrica de mesinha de um lado e gaveteiro de outro.

As áreas do lavatório e áreas do vaso e boxe foram as que receberam menor investimento, e por isso, foram mantidas as bancadas, metais e louças entregues pela construtora, e incluídas apenas a marcenaria, boxe e nicho.

A área do lavatório ganhou um armário com frente em espelho para armazenamento de itens pessoais, item indispensável visto que o ambiente possui ligação com a sala.

Além disso, novamente a tinta foi utilizada como recurso, onde foi pintada a parede, teto e portas no mesmo do da marcenaria, que resultou em mais um bloco de cor.

As escolhas dos materiais foram pautadas na resistência e custo-benefício, afinal se tratava de um apartamento que possivelmente estaria disponível para locação.

Ficha
Projeto: Estúdio Auna + Studio Monfré  / @estudio.auna / @thaismonfre.arquiteta
Profissionais: Ana Carolina Maia e Thais Monfré
Produção: Club Design Decor / @clubdesigndecor
Fotografia: Mônica Assan / @monicaassan

Contatos:
Estúdio Auna
https://arqbrasil.com.br/25249/estudio-auna/
https://www.estudioauna.com.br/

Studio Monfré
https://arqbrasil.com.br/25255/studio-monfre/
https://www.studiomonfre.com/