As profissionais do escritório Paiva e Passarini destacam o papel das poltronas na composição dos ambientes

Poltronas no décor do Paiva e Passarini

Com peso estético e funcional no arranjo dos ambientes, além de complementar os assentos em uma sala de estar, as peças são vistas como um ornamento e um ‘abraço’ no morador que se aconchega nelas, no final de um longo dia.

A poltrona é um símbolo não só no universo do design, mas também na cultura. Desde os ornamentais e brilhantes tronos da antiguidade, até o icônico assento de Freud, a peça se desenvolveu e, atualmente, é sinônimo de conforto e luxo.

Pode ser colocada no hall de entrada e no quarto como um apoio, na sala para proporcionar mais lugares aos convidados e em outros ambientes com diversos outros propósitos.

“É difícil citar as favoritas, nós temos uma admiração profunda pelo trabalho de muitos designers e buscamos incorporar essas referências, em nossos projetos com o olhar do cliente”, conta a arquiteta Vanessa Paiva.

Poltronas no décor do Paiva e Passarini

Ela e a sócia, a também arquiteta Claudia Passarini, comandam o escritório Paiva e Passarini – Arquitetura, com várias inspirações de design com poltronas para compartilhar.

A dupla explica que a escolha do modelo começa bem antes da decisão de cor, padrão e outros elementos estéticos. Primeiro, deve-se entender o layout do cômodo onde a peça será inserida e qual dimensão irá complementar melhor o espaço, permitindo conforto e ampla circulação.

Além desse fluxo, é importante pautar a seleção da poltrona a partir do tipo de ambiente com a resposta para a pergunta: ‘qual será a sua função aqui?’ Cada objetivo terá uma resposta diferente: home office, quarto para bebê, recepção, living, entre outros.

Geralmente, busca-se pela comodidade acima de tudo, porém é comum que a poltrona assuma um papel mais escultural, tendo a sua finalidade atrelada ao visual do espaço, como uma obra de arte.

É inegável que os clássicos do design são os mais queridinhos pelos proprietários que decoram seus lares, mas as arquitetas frisam como a diversidade do mercado é interessante para criar uma decoração personalizada e bem-feita.

Ao abordar o tema, Claudia comenta: “Nós sempre prezamos pela qualidade da peça, essa é a grande prioridade. Tem um acervo disponível que é interessantíssimo e pessoas talentosíssimas trabalhando no segmento. Adoramos exaltar essa valorização”.

Ainda sobre a composição, brincar com os contrapontos é uma forma de harmonizar o cômodo na totalidade.

Então, se há a predominância do clássico, vale investir em uma poltrona contemporânea – se o oposto for o caso, e o local se destacar no décor moderno, o assento estofado tradicional complementará bem. Na opinião das especialistas, o acessório tem tudo para ser a ‘cereja do bolo’.

Destaques:
• Carimbo de um lar bem-planejado, a poltrona é aquele item que não pode faltar, seja para que o morador tenha uma opção bastante confortável de lazer e descanso ou para criar um ambiente de confraternização com ampla quantidade de assentos
• Uma dupla de poltronas é perfeita para acrescentar ao living de quem sempre recebe a família e os amigos para confraternizações, e necessita espaço para movimentação e acesso à mesinha central
• A Poltrona Mole, clássico brasileiro assinado por Sérgio Rodrigues, entrega tudo o que promete: extremamente confortável, atemporal e uma enorme adição à estética de qualquer cômodo. É um investimento que fica para a vida toda e representa o valor do design nacional
• A Poltrona Mole, clássico brasileiro assinado por Sérgio Rodrigues, entrega tudo o que promete: extremamente confortável, atemporal e uma enorme adição à estética de qualquer cômodo
• Uma poltrona com a estrutura de madeira exposta ajuda a trazer calor à sala, que também faz vez de home theater. Ideal para se jogar e relaxar
• Na dúvida entre poltrona grande ou pequena, o indicado é atentar à linha de móveis que está sendo trabalhada. Na situação de um projeto com desenho mais enxuto, uma grande peça pode romper o estilo. No entanto, tudo realmente vai depender da intenção. Se o objetivo for ‘quebrar’ o visual, o caminho com certeza renderá um resultado interessante

Especificação:
Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues / @sergiorodriguesatelier
Poltrona Pitu de Aristeu Pires / @aristeupiresdesign
Poltrona Beppi de Estúdio Bola / @estudiobola
Poltrona de Marcelo Sommer / @marcelosommer

Contato:
Paiva e Passarini Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/23655/paiva-e-passarini-arquitetura/
http://paivaepassarini.com.br