AsBEA-SC lança o livro “Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna”, em publicação gratuita e disponível em versão digital, que destaca as histórias de profissionais atuantes no cenário catarinense

Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense

Organizada pela AsBEA-SC e pela Santa Editora, publicação conta com o patrocínio do CAU-SC para resgatar um momento da história da arquitetura de Santa Catarina e apresentar o representativo legado de profissionais que ajudaram a construí-la.

Valorizar a produção profissional, revelar os protagonistas é uma forma de contar sobre as histórias das cidades a partir das estruturas erguidas.

Afinal, arquitetura é a documentação tangível do intangível de ideias de um tempo. Com foco neste objetivo, a Associação de Escritórios Brasileiros de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA-SC) organizou com a Santa Editora o livro “Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna”, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SC).

“A materialização do livro é resultado da convergência de interesses e de iniciativas de diferentes atores em prol da valorização da arquitetura de Santa Catarina”, destaca o presidente da AsBEA-SC, o arquiteto e urbanista Ronaldo Martins.

Os profissionais homenageados pela publicação foram escolhidos por meio de um Comitê Editorial – formado por professores, mestres, doutores e profissionais do mercado – criado para assessorar a produção do conteúdo.

Com o compromisso editorial de abranger a cultura, história e influência das trajetórias profissionais no desenvolvimento das cidades.

Quem visitou Florianópolis e caminhou pela região central, deve ter se impactado pelo Edifício Ceisa Center, considerado um ícone da Arquitetura Moderna em Santa Catarina, a edificação também estabeleceu novos parâmetros técnicos, estéticos e de uso público/privado para a cidade.

O projeto arquitetônico também marca a sociedade entre os arquitetos Moysés Liz, Odilon Monteiro e Ademar e Carmem Cassol, na época, que durou 8 anos.

Outros exemplares da Arquitetura Moderna na Capital, os prédios da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Tribunal de Justiça marcam a era das estruturas de concreto armado que despontavam no horizonte da cidade.

O arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva (em memória), amigo de Vilanova Artigas, se orgulhava da prática do desenho que exercitava a “Arquitetura do espaço aberto, inclusiva, generosa para as pessoas”.

De Criciúma, o pioneirismo do arquiteto Fernando Carneiro, que assina o primeiro modelo do posto Texaco. Também o arquiteto Roberto Félix Veronese( em memória) ergueu edificações emblemáticas como o residencial Normandie no bairro Coqueiros, em Florianópolis, além do hotel Marambaia Cabeçudas, que induziu o desenvolvimento da região.

As igrejas do arquiteto alemão Gottfried Böhm em Blumenau, a relevância de Hans Broos, Egon Belz, Rubens Meister, João Argon Preto, de Yamandú Carlevaro para a história de Santa Catarina. Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense — Arquitetura Moderna é o segundo volume da série, iniciada em 2014 com o tema Planejamento Urbano.

Serviço:
Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense
O livro tem distribuição gratuita, dirigida e está disponível em:
https://grandesnomes.arq.br/

Ficha:
Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna
Produção editorial, ideia original e edição: Letícia Wilson
Textos: Cristiano Santos, Joyce Diehl, Letícia Wilson, Simone Bobsin e Tatiana Gappmayer
Assistência de produção: Jade Luckner, Josi Tromm Geisler, Patrícia Pozzo e Raquel Mödinger
Revisão textual: Cláudia Bechler
Diagramação: Eduardo de Faria / Officio
Identidade visual: Andrezza Nascimento
Capa: Edifício Ceisa Center – projeto de Liz Cassol Monteiro. Foto: Fernando Teixeira
Impressão: Gráfica Elbert
ISBN: 978-65-87893-08-2
Santa Editora (2022)
200 páginas
24×28 cm

Contato:
Santa Editora
(48) 3012-5892
https://santaeditora.com.br/