Projeto arquitetônico do Pavilhão Brasil liderado por Marcio Kogan é o vencedor para representar o país na Expo Osaka 2025
Proposta foi selecionada por levar ao Pavilhão Brasil inovação em sustentabilidade, em acessibilidade e tecnologia. Concurso realizado pela ApexBrasil avaliou 40 projetos.
O projeto liderado pelo arquiteto Marcio Kogan, de São Paulo (SP), foi o vencedor do concurso realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) para selecionar o autor das formas e características do Pavilhão Brasil na próxima Exposição Universal, a Expo Osaka 2025.
O projeto é encabeçado pelos profissionais dos escritórios MK27 e Magnetoscópio, que além de Kogan, tem os arquitetos Renata Furlanetto e Marcello Dantas como autores. A proposta vitoriosa representará uma imagem brasileira de sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia.
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), parceiro da ApexBrasil, coordenou o processo de julgamento que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, de forma presencial em Brasília.
Durante os cinco dias, a comissão julgadora de sete pessoas, formada por seis arquitetos (Gabriela Bilá, Hiroo Nanjo, Leno Veras, Roberto Martins Castelo, Ruth Verde Zein e Sylvia Ficher) e pela filósofa e gestora cultural Aurea Vieira, avaliou 40 projetos.
A cerimônia de divulgação do resultado ocorreu neste 05/12/2022, conduzida pelo presidente da ApexBrasil e Comissário-Geral do Brasil para a Expo Osaka 2025, Augusto Pestana, que falou durante a abertura do evento sobre a importância do evento para a promoção da imagem brasileira e para a atração de investimentos.
“As Exposições Universais são uma plataforma concreta de atração de investimentos, como observamos na Expo 2020 Dubai. Mas, mais do que isso, são uma chance de mostrar o que temos de melhor em nossa brasilidade, é uma forma de projeção da imagem do país”, explicou,
Projeto atrativo
Conforme o parecer da comissão julgadora, apresentado pela arquiteta Gabriela Bilá na transmissão on-line de divulgação dos resultados, o projeto vencedor é uma proposta experimental, com temática de grande interesse e atualidade. “Sua estrutura suscita a agenda da sustentabilidade, com grande capacidade de atração de público”, disse Gabriela.
Seu acesso por rampas foi observado pela comissão como um aspecto positivo, por ampliar a acessibilidade e a possibilidade de circulação de grande público, bem como seu espaço frontal aberto, que permitirá que a programação cultural seja admirada e percebida de diferentes ângulos, tornando o Pavilhão Brasil atrativo.
Em segundo lugar, esteve o projeto inscrito pelo arquiteto Thiago Manuel Bernardes, do Rio de Janeiro (RJ), e em terceiro lugar o projeto enviado por Fábio Henrique Faria, de Curitiba (PR).
Teve destaque ainda o projeto inscrito pela arquiteta Marina Rosenberg, de São Paulo (SP), e menção honrosa à obra assinada pelo arquiteto Eder Rodrigues de Alencar, de Brasília (DF).
“Uma ocasião como essa é muito importante para a arquitetura brasileira contemporânea. As Exposições Universais acontecem há quase 200 anos e têm o papel de mostrar aos visitantes do mundo todo marcos temporais em arquitetura e tecnologia. Dessa vez, o tema é ‘Designing Future Society for Our Lives’ e um projeto que una temas sociais, ambientais e humanos, em paradigmas arquitetônicos, é de suma importância”, destacou o vice-presidente do IAB, Rafael Passos.
Ao encerrar o evento, o gerente-interino de Exposições Universais da ApexBrasil e vice-comissário-geral do Brasil para a Expo Osaka, Raphael Nascimento, parabenizou os premiados, agradeceu ao IAB e à comissão julgadora.
Por fim, enfatizou que a partir da confirmação do resultado, o projeto selecionado passará a ser o “nosso pavilhão”, expressando no Japão as melhores qualidades do Brasil, da arquitetura brasileira e da contribuição do país para criar a sociedade do futuro.
Expo Osaka 2025
Com quase dois séculos de tradição, as Exposições Universais são atualmente realizadas a cada cinco anos. Voltadas a informar, a entreter e mesmo a surpreender o público visitante, as Expos são os maiores eventos do mundo. Têm como sua maior atração os pavilhões nacionais construídos pelos países participantes.
O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, havendo ainda três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições.
O Pavilhão do Brasil estará localizado no distrito “Empowering Lives”. Desde a Expo Xangai 2010, a ApexBrasil recebe do governo brasileiro a missão de liderar a participação do país nesses eventos, que contribuem para a promoção das exportações brasileiras e para a atração de investimentos externos.
Ficha
Pavilhão Brasil
Expo Osaka 2025
Escritórios:
Studio MK27 / @studiomk27
Magnetoscópio / @magnetoscpio
Autores
Arq. Marcio Kogan / @mkogan27
Arq. Renata Furlanetto / @renatafurlanetto
Marcello Dantas / @marcellodantas
Equipe
Arq. Felipe Bueno
Arq. Natália Zaffari
Arq. Nathalia Lima
Arq. Pedro Ribeiro
Arq. Diana Radomysler
Arq. Mariana Simas
Arq. Marcella Spinelli
Arq. Clara Varandas
Tarsila Riso
Consultoria
Consultaria estrutural : Mitsuhiro Kanada (ARUP)
Consultoria sustentabilidade : CA 2
Consultoria arquitetura local: Hiroyuki Yosikawa (Tripod Studio)
Contatos:
Studio MK27
https://arqbrasil.com.br/12315/studio-mk27/
http://studiomk27.com.br/
Magnetoscopio Produções
https://www.magnetoscopio.com.br/
ApexBrasil
(61) 2027-0202
https://apexbrasil.com.br/