Projeto do escritório Sertão Arquitetos, com soluções de pouca obra, cria 2 suítes e sala muito espaçosa para receber amigos

Sertão em cores vibrantes e estilo industrial

O apartamento estava em bom estado, mas pedia transformações para atender a valorização do espaço social para receber amigos e cores, as principais solicitações do morador.

Um imóvel que contava inicialmente com 3 quartos, sendo um deles suíte, seria adaptado para um desses quartos integrar a sala e como forma de valorizar o imóvel, foram sugeridas mudanças que resultaram em 2 novas suítes.

O futuro morador queria uma sala ampla, com o home office integrado a área social, com cores e evidenciando um estilo industrial.

A iluminação era algo fundamental também, pois um dos pontos importantes era que fosse possível criar cenários, seja a casa toda acessa, uma iluminação mais intimista ou uma iluminação para receber os amigos.

Com isso, a iluminação ficou por conta do trilho na viga de concreto, gerando iluminação direta e indireta, mais agradável para ambientes residenciais.

O primeiro grande desafio foi encarar esse projeto em meio a pandemia, o que demandou apresentações mais didáticas e que convocasse os clientes a pensar e participar das reuniões, que foram quase todas em modo remoto.

O segundo grande desafio, foi a distância, pois o escritório está em São Paulo e esse projeto e obra no Rio de Janeiro. A distância é sempre um desafio possível de ser enfrentado, mas que convoca a uma boa comunicação, com transparência e cuidado.

Foram feitas 3 visitas ao longo do processo, e aqui o segundo desafio se encontra com o primeiro, pois as visitas eram muito importantes e por isso foram feitas com todo cuidado necessário frente a pandemia que estamos vivendo.

Sertão em cores vibrantes e estilo industrial

Em relação ao desafio construtivo, foi algo mais simples, pois a intenção era fazer uma obra rápida e com pequenas intervenções.

Com isso, foi importante encontrar soluções como a instalação do piso vinílico sobre o porcelanato existente, pensar a pintura e as marcenarias como as principais intervenções arquitetônicas.

Há um ponto do projeto onde, inicialmente, poderia haver um desafio, a decisão de remover o forro de gesso e resgatar a laje existente. Nesse ponto, a boa surpresa, com a laje em concreto aparente que estava em um ótimo estado.

Assim, foi possível aumentar o pé-direito da área social e a própria aparência do concreto aparente compôs com um estilo mais industrial convocado pelo novo morador.

As cores, que surgiram do processo investigativo com os clientes, arremataram cada cantinho do apartamento.

Uma boa atitude é setorizar pinturas de acordo com cada ambiente a partir de uma paleta de cores que conversem entre si e que vá de encontro com seu gosto pessoal e sua história.

No Apartamento Rio, apenas com a pintura marcante e um novo gabinete, o lavabo foi completamente ressignificado.

Na cozinha a intervenção foi pontual, pois estava em ótimo estado e não fazia sentido passar por um quebra-quebra.

Mas para que a cor chegasse e invadisse a cozinha e também correspondesse a demanda de ter mais espaço, propusemos uma marcenaria de apoio o balcão junto a um painel onde estão os quadros de luz.

Como mostrado no painel de referências, as cores seriam inseridas pontualmente, a partir de uma paleta de cores bem vivas.

 

Na sala, as cores ganharam espaço no mobiliário e no painel da TV, fazendo contraponto com os tons neutros do teto em concreto e da estante preta de serralheria.

Outra boa decisão foi planejar toda a obra antes de iniciar a execução. Nesse projeto, começou pelos sonhos e desejos dos moradores, alinhando expectativas e analisando as potencialidades do imóvel para projetar boas soluções de espaço.

Após aprovar o layout e as soluções de projeto, feita a documentação técnica, com desenhos detalhados e bastante informação, para ter uma obra bem planejada.

Ficha:
Apartamento Rio, 2021 | 96,95 m² | Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Arquitetura: Maria Raquel Rangel e Julio de Luca, Sertão Arquitetos / @sertaoarquitetos
Fotografia: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto
Obra civil: Carlos Alberto Balbi

Especificação:
Piso: Tarkett / @tarkettbrasil
Cortinas: JMO Interiores Oficial / @jmointerioresoficial
Marcenaria: Santo Expedito / @marcenariamse
Mobiliário:
Fernando Jaegger Design / @fernandojaegerdesign
Tok Stok / @tokstok
Breton Oficial / @bretonoficial
Oppa Design / @oppadesign
Casa MinD Br / @casamindbr
Estante: Pluriarq / @pluriarq
Tintas: Suvinil / @tintas_suvinil

Contato:
Sertão Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/22170/sertao-arquitetos/
https://www.sertaoarquitetos.com.br/