Arquiteta Isabella Nalon mostra a importância de uma boa iluminação para o bem-estar e segurança no dia a dia dos moradores

Iluminação adequada dos corredores

Um dos maiores erros nas residências é o não aproveitamento dos espaços de circulação. Porém, essas áreas ganham mais vida e segurança por meio da iluminação, assim contribuindo no dia a dia da casa.

Os corredores, por exemplo, além de serem responsáveis pela preservação da privacidade dos cômodos e dos moradores, são locais de passagem que, se não estiverem devidamente iluminados, podem prejudicar a praticidade e as rotinas da família.

“Muitas vezes, nos deparamos com situações em que os espaços de circulação de uma residência, como o corredor, são subaproveitados ou apresentam situações de desconforto, como áreas escuras demais, por exemplo. Esse erro pode ser evitado com um bom projeto luminotécnico, clareando o percurso e o deixando mais seguro”, enfatiza a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome.

Ela também orienta que a temperatura de cor ideal da luz, quando falamos em LED, é 4.000 K, uma potência que varia entre o branco frio e o amarelo quente, oferecendo um maior conforto visual, ou 3.000K, mais similar com a luz do dia.

Tipos ideais de luz

A iluminação apropriada do corredor consegue proporcionar um visual mais elegante, sofisticado e em consonância com o décor da residência. A proposta é sempre trabalhar com elementos que deixem o percurso ainda mais atrativo por quem circula por ele:

Iluminação Indireta – Para valorizar o teto ou forro, a melhor opção é a luz indireta, que rebate no teto e faz o espaço parecer ainda mais amplo e acolhedor. Com essa alternativa, o morador consegue criar um ambiente elegante e intimista. “Nossa avaliação é para que a luz em demasia não force a visão, deixando o ambiente desconfortável”, explana a arquiteta.

Iluminação direta – A iluminação direta destaca um local específico da superfície ou ambiente, sendo outra boa alternativa para corredores mais compactos, estreitos. Com a sensação de uma área maior, também é possível conceber jogos de sombras em diferentes partes do cômodo para ainda resultar em mais personalidade no projeto.

Arandelas – Perfeitas para quem pretende valorizar as paredes, como um revestimento ou obra de arte, as arandelas ainda podem ser esculturais e lindas, se destacando na decoração.

Como o corredor é um ambiente sem muita informação, as arandelas ajudam a não poluí-lo, sendo ideais para corredores que não são muito estreitos.

Com os feixes de luz para baixo, para cima ou ambas as direções, resulta numa iluminação flexível e propicia ainda mais segurança.

Spots Bem-vindos – Assim como as arandelas, essas peças oferecem a vantagem de direcionar a iluminação do corredor para onde o morador preferir, possibilitando brincar com o foco luminoso.

Também dá a liberdade de escolher o número de spots que julgar necessário e alternar em pontos aleatórios ou sequenciais.

Iluminação adequada dos corredores

Iluminação natural no corredor

Para que a luz natural ilumine o corredor, é preciso aderir a iluminação zenital, que acontece por meio de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura das construções valorizando a estética do corredor.

“Em meus projetos, procuro muito trabalhar com essa alternativa, que nada mais é do que a luz vinda do céu, a zênite, tecnicamente”, explica a arquiteta. Ela também ressalta que a iluminação zenital contribui positivamente para a economia no consumo de energia elétrica.

Iluminação e segurança

Segundo Isabella, independentemente se a iluminação será feita de forma natural ou artificial, com adoção de pontos de luz centrais, balizadores, ou arandelas, é de extrema relevância dedicar uma atenção especial para a questão da segurança.

Para isso, as luminárias de emergência são mais que bem-vindas em residências com crianças e idosos. No caso dos comércios, é um item obrigatório. “Uma boa iluminação nos corredores resulta em mais funcionalidade e segurança aos usuários”, recomenda a arquiteta.

Especificação:
Iluminação dos corredores: Yamamura / @yamamuraoficial

Contato:
Isabella Nalon
https://arqbrasil.com.br/492/isabella-nalon/
http://www.isabellanalon.com.br/