Livres para pensar no conceito de ocupação e materialidade da casa, o escritório Gema Arquitetura atendeu a necessidade de 6 suítes e uma área social ampla e bem integrada

Casa para receber família e amigos

Outra solicitação era que a casa pudesse ter uma certa modularidade, já que existia a possibilidade de que ela não fosse toda construída num mesmo momento.

Localizada numa das praias mais charmosas do Brasil, o projeto dessa casa partia de premissas claras: ser bem brasileira e executada com materiais e técnicas locais.

O programa extenso solicitado pelos clientes – composto por área social ampla e seis suítes – direcionou a ocupação do lote de forma organicamente pulverizada, apostando na fluidez para a conformação dos espaços e vazios construídos.

Para isso, o projeto foi pensado de forma modular, em pavimento único, viabilizando a construção por etapas.

Um eixo central em passarela direciona o usuário e amarra os volumes que compõem a residência, criando uma trajetória bem demarcada em toda a extensão do terreno.

Casa para receber família e amigos

Os módulos de serviço, social e íntimo são independentes construtivamente, mas conectados por um eixo-passarela-marquise que amarra esses usos e essa vivência, num percurso marcante.

Essa passarela se inicia desde a calçada e conduz até o fundo do lote, para uma área de mata preservada.

Os espaços são delimitados sem barreiras físicas, criando ambientes convidativos e leves, onde exploramos madeiras e pedras como elementos que trazem textura, combinado com muita vegetação para nos aproximar ainda mais da natureza.

O bloco de serviços participa no fechamento frontal do lote, com volume em cor terrosa que recebe o pedestre por um lado e esconde os carros de outro. A passarela rompe o bloco social, generoso, e segue rumo ao bloco dos quartos, abrindo-se ao grande jardim central que culmina no fim do lote, em direção à mata nativa preservada.

Revestimentos em pedra, treliças em madeira para filtrar o sol, telhado em taubilha sem forro, pontuações de cor, texturas nas paredes, jardins e pérgolas floridas – são elementos sensoriais que dão o tom brasileiro e aconchegante.

 

Destaques:

• O bloco de serviços participa no fechamento frontal do lote, com volume em cor terrosa que recebe o pedestre por um lado e esconde os carros de outro.
• A área do chuveiro, a qual é totalmente integrada com o jardim, com cobertura em ripas de eucalipto e sem fechamentos laterais.
• Na área do banho, seixos brancos dão uma textura gostosa ao pisar.
• A luz natural é responsável por criar a atmosfera que valoriza as cores, marca pontos de luz e sombra, trazendo profundidade e textura às superfícies.
• As portas-painéis de madeira ripada filtram a paisagem, protegem do sol e deixam a sala mais fresca.
• Nos quartos, as portas-janelas permitem a ventilação e a segurança dos cômodos.

Ficha:
Casa  Trancoso
Local: Trancoso, BA
Área do terreno: 1.600,00 m²
Área construída: 450,00 m²
Data do projeto: 2017
Data da obra: 2018/2019
Fotografia: Antonio Soto

Contato:
Gema Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/23902/gema-arquitetura/
http://gemaarquitetura.com/