Arquiteta Ana Rozenblit mostra como o pé-direito duplo, nos projetos residenciais, mescla elegância, arquitetura e décor, além de ampliar os espaços com muito charme e funcionalidade

Sofisticação nas alturas

• O esplendor e requinte do pé-direito duplo nos remete a história da arquitetura, onde as colunas e palácios possuíam pés muito amplos e buscavam conectar as pessoas com o etéreo. No projeto executado pela arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, a arquitetura do living explora os amplos janelões de vidro e a beleza da parede revestida em pedra.

Neste projeto assinado por Ana Rozenblit, o pé-direito duplo acomodou um living com lareira e também funcionou como pano de fundo para integração entre os andares, estilizando o local onde foi instalada a escada que liga os cômodos | Foto: Kadu Lopes

Ao longo de toda História, a humanidade usou a arquitetura para alcançar o que antes era tido como impossível, e o céu foi o limite a ser alcançado: as colunas gregas, as torres, catedrais, muralhas e castelos. A altura se tornou sinônimo de imponência, sofisticação e, ao longo dos tempos, passou a ser fundamental para a urbanização, com a verticalização das cidades através dos prédios, edifícios e arranha-céus.

Atualmente, o pé-direito duplo, antes muito mais tradicional em casas, ganhou de vez os apartamentos e, com a expansão dos Lofts e Studios, cada vez mais a altura das paredes se tornou uma ferramenta importante para a arquitetura de interiores e trouxe inúmeras maneiras de aproveitar o espaço, seja para decoração ou para criar um ambiente ainda mais amplo e aconchegante.

Ao aumentar a medida do pé-direito simples (comumente, com 2,70m), a parede pode ser explorada com janelas, armários e outros recursos decorativos para se transformar conforme o projeto em questão. Para entendermos mais sobre esse universo de ambientes com a altura mais elevada, conversamos com a arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior, e que já trabalhou com o pé-direito duplo em diversos projetos.

De maneira equivocada, muitas pessoas pensam que o pé-direito duplo ocupa uma área ‘perdida’ no projeto, porém isso está longe de ser um fato, uma vez que não existe uma dimensão mínima para que um imóvel possa incluir um pé direito duplo.

“Hoje em dia, muitos Studios com pé direito duplo apresentam com mezanino, um recurso que ajuda a usar melhor o espaço do pé-direito e cria um ambiente a mais”, esclarece a profissional sobre essa dúvida tão comum.

Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para que o pé-direito duplo cumpra seu papel arquitetônico e seja, realmente, utilitário.

Iluminação adequada e reforço

Um dos pontos onde a atenção deve ser redobrada é quanto ao projeto luminotécnico, de forma que o ambiente não seja afetado pela baixa luminosidade, principalmente durante a noite. Entretanto, Ana argumenta que a solução é absolutamente simples.

“Para o pé direito duplo, trabalhamos com um tipo específico de lâmpada que provê a intensidade correta de iluminação. Empregando a lâmpada adequada, a disposição dos pontos no cômodo permanece a mesma”, ressalta a profissional.

Entre as mais utilizadas e indicadas estão as lâmpadas PAR38 e AR111, que devem ser escolhidas por meio da experiência do profissional de arquitetura. “Afinal, a luz pode variar dependendo da proposta idealizada para o espaço”, complementa.

Ana também ressalta que um dos cuidados necessários para a instalação de janelas e cortinas em imóveis com pé-direito duplo diz respeito à segurança da estrutura das esquadrias, que devem ser bem planejadas e executadas por conta das grandes dimensões.

O mesmo charme em diferentes cômodos

A arquiteta garante que não existem restrições quanto aos cômodos planejados com pé-direito duplo. Além da área social, até os dormitórios podem ser incluídos com essa caraterística arquitetônica.

Contudo, ela afirma que não é viável reestruturar um imóvel para que ele tenha pé direito duplo, sendo que não foi idealizado com esse perfil desde a planta original.

“Com a questão estrutural, o planejamento desde a concepção do imóvel permite que os proprietários possam usufruir, ao máximo, desse recurso”, explana.

O recurso aplicado e em diferentes cômodos

 

Área gourmet e integração

Sofisticação nas alturas

• O pé direito duplo ganha ainda mais imponência quando compõe um ambiente integrado. No projeto de uma cobertura realizado pelo escritório Spaço Interior, living e a área gourmet ficaram ainda mais grandiosos, evocando uma sensação de longitude mesmo com dois espaços lado a lado.

“Nesse projeto, trabalhamos com boiserie no pé direto para valorizar o ambiente e dar amplitude”, completa a arquiteta que reúne a técnica arquitetônica francesa para valorizar o espaço nas paredes do pé direito duplo.

Populares desde o século XVII, a boiserie – molduras feitas atualmente com MDF ou poliuretano -, transpassaram os muros dos palácios da França e ganharam o mundo, sendo uma solução sofisticada para aqueles que querem investir no pé-direito duplo, mas temem que o comprimento da parede fique too much no décor. O lustre compõe a sala integrada e ganha ainda mais destaque | Foto: Julia Herman

Living

Sofisticação nas alturas

• Com o sucesso de Studios, Lofts e Flats no mercado imobiliário, os apartamentos compactos e com largas janelas se popularizaram, principalmente nas grandes cidades.

Porém, quem pensa que esses “apês” não são aconchegantes e com estilo próprio está enganado!. Neste projeto, Ana concebeu uma sala com pé-direito duplo para lá de gostosa, com uma parede ripada de madeira e tons sóbrios na parede.

“É um apartamento onde toda parte do living tem o pé direito duplo, contando com muita iluminação natural. Trabalhamos com pórtico e painéis”, explica a arquiteta.

A iluminação natural favorece, inclusive, a inserção de plantas no ambiente interno. Por isso, as janelas em projetos com pé-direito duplo revelam esse poder e essa função de deixarem a luz do sol propiciar uma atmosfera mais aprazível dentro do imóvel | Foto: Rafael Renzo

Sala de estar

Sofisticação nas alturas

• Neste projeto, o pé direito duplo comporta a inserção de uma lareira, garantindo conforto e aconchego nos dias frios. As grandes cortinas se tornam peças fundamentais e passam dificilmente despercebidas pelas visitas, alcançando uma estrutura sóbria onde a tapeçaria pode brilhar na decoração.

O pé direito duplo é ideal para casas e residências. “É uma casa onde toda a parte de entrada, que engloba o hall, a sala e escada, possui o pé direito duplo, dando a tão sonhada percepção de amplitude e luminosidade abundante”, relembra Ana | Foto: Rafael Renzo

Áreas externas

Sofisticação nas alturas

• Varandas, deques cobertos, espaço para churrasco… as possibilidades são inúmeras, mas uma coisa é garantida: o pé-direito duplo também pode ser usado para as áreas externas do projeto.

A altura pode ser aproveitada para instalar uma cobertura para área externa, protegendo o espaço da chuva e do sol – perfeito para garantir a permanência das pessoas| Foto: Kadu Lopes

 

Contato:
Spaço Interior
https://arqbrasil.com.br/19799/spaco-interior/
https://www.spacointerior.com.br