O podcast Ecoar.q recebe o arquiteto Marcos Boldarini para uma conversa sobre a arquitetura como articulação das pessoas e o espaço

Arquitetura falada do Studio MEMM

Residencial Alexandre Mackenzie / Favela Nova Jaguaré / Boldarini Arquitetos

O episódio #13 do podcast discute o papel mediador do arquiteto-urbanista contemporâneo, sobretudo no desenho de projetos e propostas de grande escala.

Está no ar mais um episódio do podcast “ECOAR.Q – A arquitetura falada” nas principais plataformas de streaming.

Neste novo episódio, Marcelo Macedo recebe Marcos Boldarini, arquiteto, urbanista e professor universitário na Escola da Cidade.

Um dos sócios-titulares da Boldarini Arquitetos Associados, ele coordena e desenvolve projetos de urbanismo, interesse social, espaços e equipamentos públicos há mais de 20 anos.

O bate-papo teve enfoque nos desdobramentos que afetam a atividade de arquitetos que trabalham com projetos de habitação de interesse social, de urbanização para loteamentos irregulares e de urbanismo.

Durante a conversa, os arquitetos abordam a complexidade que envolve a atuação, trazendo à tona dúvidas e desafios que surgem no percurso de equilibrar demandas e/ou limites tecnológicos, políticos, legais, topográficos, de tempo e recursos e entre outros em projetos de grande escala.

Como convicção decorrente da sua vivência, Boldarini enfatiza no episódio a importância da posição do arquiteto como mediador, referenciando o arquiteto português Álvaro Siza: “É preciso saber fazer todas as variáveis convergirem para um bom projeto”, nas palavras do arquiteto, exercitando atributos que vão muito além do técnico.”

A partir desse entendimento da transdisciplinaridade presente nas atividades do escritório, Marcos busca aplicar metodologias e uma visão que abraça e reconhece toda a cadeia de profissionais envolvidos no desenho de uma boa solução arquitetônica.

Boldarini também traz alguns projetos no escritório que se desenvolveram a partir dessas metodologias, como a Urbanização Areião, Cantinho do Céu, Caminhar Pinheiros, Residencial Kenkiti Simomoto, Corruíras e outros, sempre destacando a interdependência que os projetistas têm com os outros pares.

Criado pelo arquiteto Marcelo Macedo, titular do Studio MEMM, o podcast procura registrar as discussões atuais da arquitetura e do urbanismo, trazendo para isso especialistas interlocutores na área, arquitetos ou não.

O ECOAR.Q nasce como consequência do livro “Últimos Escritos e o Infinito da arquitetura”, e tem o mesmo propósito: registrar debates de arquitetura, instigar o pensamento sobre a disciplina, questionar os padrões do presente para buscar o futuro da arquitetura e inspirar, através da disseminação do conhecimento arquitetônico.

A programação do ECOAR.Q será divulgada pelo Instagram do Studio MEMM, assim como nas redes sociais dos colaboradores, que estarão espalhados pelo mundo e contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre arquitetura.

Serviço:
#SpotifY
#GooglePodcasts

 

Contatos:
Studio MEMM
https://arqbrasil.com.br/23629/studio-memm/

Boldarini Arquitetos Associados
https://arqbrasil.com.br/23634/boldarini-arquitetos-associados/