Arquitetura consciente da arquiteta Carina Dal Fabbro realiza a reforma de interiores implementando conceitos mais sustentáveis

Reforma sustentável de Carina Dal FabbroExperiente na elaboração de projetos que reaproveitam o que os lares têm de melhor, a arquiteta Carina Dal Fabbro compartilha dicas para transformar os ambientes com base no upcycling de elementos, sem a necessidade de grandes intervenções de obras e a geração de entulhos

Quando se fala sobre design de interiores sustentável, é comum relacionarmos o conceito a uma decoração composta por peças e materiais naturais e até mesmo reciclados.

A verdade é que dar uma nova cara a um móvel antigo, usar móveis ecologicamente corretos ou fazer um sistema de reuso de água são apenas algumas das ações que podem resultar em um projeto de arquitetura consciente.

Reforma sustentável de Carina Dal Fabbro

A ideia é muito mais complexa e abrange todo o processo da cadeia produtiva da construção e decoração.

“Quando o objetivo é pensar em uma arquitetura consciente, devemos observar desde a origem e extração da matéria-prima, até o seu reaproveitamento e descarte no futuro. Muito mais que focar em um único ponto, precisamos pensar no processo completo”, orienta a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome.

Pensando em soluções simples, ela assinou o projeto de reforma de um apartamento de 280 m², localizado na capital paulista, que teve a sua essência totalmente modificada com uma menor produção de entulhos e, consequentemente, menos desperdício de dinheiro, tempo e materiais.

Reforma sustentável de Carina Dal Fabbro

Com o desejo dos clientes em ter o living integrado, Carina pensou em uma solução que possibilitasse a recepção de convidados com o máximo de conforto.

Para isso, a arquiteta montou este lounge bem em frente à porta da área social com poltronas giratórias – um verdadeiro chamado para permanecer com as pessoas queridas em longos bate-papos.

Dividindo a mesma área, a profissional planejou e desenhou um móvel que faz às vezes de bar e armazena tudo com a máxima descrição e funcionalidade. Super alinhada ao estilo e necessidade da família, a peça ficará por ali por muitos anos.

Hoje, a construção civil é um dos setores responsáveis pelas maiores produções de lixo no mundo e é um dos deveres dos profissionais da área reduzirem esse dano.

“Para manter o equilíbrio, decidimos manter o piso – o qual é de mármore importado e estava em excelentes condições –, e investimos na troca da porta de entrada por uma opção pivotante mais larga e moderna”, conta Carina.

Ela ainda reforça que mesmo em uma decoração clássica, é importante, que sejam inseridos toques contemporâneos para que o resultado não fique com um visual ultrapassado. “Caso contrário, em um tempo curto os moradores lidarão com o desejo de trocar tudo novamente”, complementa.

Outro ambiente que compõe o living integrado é o espaço dedicado ao home theater, ambiente que tem tudo para roubar a cena na casa, já que estamos em ano de Copa do Mundo.

Com um sofá que já fazia parte do acervo de móveis dos clientes e poltronas confortáveis seguindo a paleta clara, a aposta em um rack de madeira compacto foi a escolha ideal para trazer um contraponto de cor interessante ao ambiente.

“Outra forma de ressignificar móveis usados ou antigos é pintá-los. Muitas vezes, a simples aplicação de verniz, seja ele fosco ou brilhoso, já consegue dar à peça uma nova vida. A troca de puxadores também é bastante recorrente para renovar armários, cômodas ou mesas de todas as formas”, conta Carina.

A perfeita união do clássico com toques modernos se fez presente nesse lavabo. O ambiente, assim como a sala de estar, já era todo revestido com um mármore importado de alta qualidade e em perfeito estado. Por isso, a arquiteta decidiu por mantê-lo e acrescentar apenas as louças, acessórios e trocar o lavatório.

Além dos metais em dourado, o grande destaque está na bancada da pia, composta pela combinação entre a madeira de demolição e a cuba de semi-encaixe esculpida em mármore.

Para a varanda, Carina implementou soluções simples e que proporcionaram um espaço de descanso para os moradores. Para contemplarem a vista privilegiada, o espaço não foi fechado com vidros ou telas.

A varanda também recebeu duas poltronas com material próprio para a área externa – aqui, eles vivenciam o encontro direto com o frescor da natureza sem sair da cidade.

Com a proposta de aquecer o ambiente e oferecer aos moradores mais uma opção de local para reunir a família ao redor da mesa, a cozinha também passou a contar com uma mesa de seis lugares. “Com o mix de bancos e cadeiras, conseguimos aliar a modernidade ao estilo clássico dos clientes”, finaliza a arquiteta.

Contato:
Carina Dal Fabbro Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12240/carina-dal-fabbro-arquitetura/