Obra de arte de Jean Paul Ganem e Bia Goll ocupa 5.000 m² no Parque Linear Guaratiba com canteiros ornamentais

Jardins Comestíveis na Zona Leste de São Paulo

Desde o dia 20 de agosto, quem passa pelo Parque Municipal Linear Guaratiba, em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, pode observar uma nova paisagem.

Na data, aconteceu a inauguração da obra de Land Art ‘Renda Guaianás’, que cobrirá quase 20% da área total do parque, com canteiros ornamentais (e comestíveis), marcando o início da 1ª edição do projeto Jardins Comestíveis, iniciativa do Fértil Coletivo.

Idealizada em uma parceria do artista Jean Paul Ganem – referência em Land Art – e a eco cozinheira permacultora Bia Goll, a obra é a materialização de um conjunto de ações que envolvem arte, permacultura, alimentação e fortalecimento comunitário.

Jardins Comestíveis, Renda Guainás foi viabilizado pelo patrocínio da Diagonal, por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo (SMC).

“Por meio da arte e da educação, esse projeto tem o potencial de transformar a realidade de quem vive na região e mudar a forma como se relacionam com o seu próprio território. Acreditamos que melhorar a relação entre as pessoas e seu ambiente é o caminho para fortalecer os indivíduos e empoderá-los para construir um futuro melhor. Por isso, apoiar esse projeto é para nós mais uma forma de promover impacto social positivo”, diz Álvaro Jucá, co-fundador e co-presidente da Diagonal.

Jardins Comestíveis na Zona Leste de São Paulo

Conceito artístico – O artista traçou no solo do parque desenhos que fazem lembrar refinados jardins de castelos franceses. O lugar ganhou cores e formas compostas por 2.000 caixotes de feira recheados de plantas que formam mini – hortas. Em uma vista aérea, cada caixote forma um pixel do desenho. As mini-hortas serão doadas para os moradores do entorno. Nesse momento a obra se dissipa, mas “a experiência vira uma semente que plantamos na cabeça das pessoas”, explica Jean Paul Ganem. Entre os legados intangíveis ficam o fortalecimento da Horta da Vila Nancy, produtora das mudas; a formação de jovens em oficinas transversais à obra e a proposição de uma nova relação entre parque e seu público.

Jardins Comestíveis e Jardins Guaratiba – A plataforma de projetos Jardins Comestíveis intersecciona arte, permacultura e gastronomia para realizar ações de fortalecimento e visibilização de comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade. Para isso, trabalha junto a iniciativas já existentes nos territórios por onde passa.

O projeto coloca o tema da produção e consumo de comida no centro de suas ações para atuar como vetor na ressignificação da relação dos moradores de grandes centros urbanos com a comida, a cidade, os espaços públicos e suas paisagens. No Parque Guaratiba, o Fértil Coletivo aplica as diretrizes do projeto para deixar um legado social e artístico na região de Guaianases.

Em parceria com a Horta Comunitária da Vila Nancy, situada a 2,5km do parque, foram produzidas 8.400 mudas de plantas utilizadas na obra. Além da geração de renda e divulgação do trabalho, o projeto tangibilizou, pela primeira vez, a produção de mudas em grande escala, o que impactou na perspectiva de renda dos envolvidos, que mesmo em um terreno de 6 mil m² e 33 anos de existência, operavam em pequena escala.

Para elevar o impacto o projeto prevê oficinas gratuitas de jardinagem, permacultura, comunicação e gastronomia, que serão realizadas entre agosto e setembro, para mais de 350 pessoas. Embora direcionadas principalmente aos moradores da região, qualquer pessoa poderá participar.

Em 25 de setembro, acontece a celebração de encerramento do projeto Renda Guainás no Parque Guaratiba. No entanto, obedecendo a lógica permacultural, os 2.000 caixotes com as mudas comestíveis serão doados para moradores da comunidade, com o convite para que utilizem o material para começar uma mini-horta em suas casas.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente — SVMA, da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP/Subprefeituras, além do Consulado Francês e do Dia da Terra Brasil.

Jean Paul Ganem – O artista franco-tunisiano, responsável por mais de 50 obras de Land Art ao redor do mundo, realizou projetos como o Le Jardin des Capteurs, em Montreal, que com o apoio da Prefeitura local e do Cirque du Soleil, implantou obra em um aterro sanitário, revitalizando o espaço e integrando pessoas da comunidade penitenciária. Realizou também projetos que relacionam Gastronomia e Paisagismo (Singhampton Project – Canadá), além de projetos que visam a apropriação e ressignificação da relação entre as comunidades e áreas do entorno (Le Jardin des Fissures, projeto no qual o desenho de uma fábrica desativada, da qual o entulho por mais de 20 anos serviu como um playground perigoso para as crianças, foi revisitado com o plantio de um jardim). Já realizou obras na França, na Espanha, no Canadá, na Alemanha e no Brasil. Aqui trabalhou na revitalização do Boulevard externo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2010. Em 2012, realizou a obra “Caminho do Rio” no Jardim Botânico de São Paulo. Desde 2017 realiza trabalhos como “Espelhos D´Água” e “Movimento Infinito” na Fazenda Serrinha, interior de São Paulo.

Bia Goll – Cozinheira e permacultora, por oito anos foi proprietária do restaurante Otto Bistrot (SP), espaço de ousadia gastronômica e social, onde usava ingredientes não industrializados e organizava eventos com produtores, aulas de permacultura, gastronomia, exposições, apresentações de arte e atitude sustentável. Idealizadora do projeto Pomares (2021-2015), com o qual realizou oficinas de permacultura em escolas públicas e privadas para alunos, pais e funcionários. Entre 2016 e 2018 ajudou a produzir exposições de Food Art no Brasil, Paris, Berlim e Cidade do México. Responsável pelo projeto AlimentAÇÃO, da prefeitura de São Paulo, impactou, desde 2018, mais de 30 mil pessoas, levando comida saudável e consciência ecológica para as comunidades de baixa renda da capital paulista. Bia é uma das idealizadoras do Festival de Agricultura Urbana de São Paulo.

Serviço
Exposição da obra de ‘Land Art’ Renda Guaianás
Parque Municipal Linear Guaratiba
Entrada Gratuita
Endereço: Rua Salvador Gianetti, 305
Horário de Funcionamento: 6h às 22h
Acessibilidade: Acessibilidade em banheiros, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação.

Contatos:
Jardins Comestíveis
projetojardinscomestiveis@gmail.com
https://projetojardinscomestiveis.com.br/

JPGanem
https://jpganem.com/

Bia Goll
contato@biagoll.com
https://www.biagoll.com/