Arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas orientam sobre o minimalismo e, como adotar a referência do ‘menos’ é mais nos ambientes de casa

Dantas & Passos aposta no minimalismoPara quem está em busca de entender o conceito de que “menos é mais”, mas ainda tem dúvidas, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, com experiência na realização de projetos de arquitetura residenciais e comerciais, explicam em que se baseia o estilo minimalista, que tem conquistado cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Menos é mais – Amparado pelo conceito de que ter em excesso nem sempre é sinônimo de fortaleza, o conceito do décor minimalista relaciona os estilos modernistas com a simplicidade que pode ser vista desde a arquitetura, o mobiliário, iluminação e as cores presentes no projeto.

Marcado pela quase ausência de objetos de decoração e uma paleta neutra, traz combinações que se tornam leves aos olhos de quem vê e logo remetem a uma sensação de conforto, leveza e aconchego.

Mas nem só na decoração o minimalismo é aplicado, o estilo vem sendo considerado uma forma de viver, uma forma a se seguir com foco no que é realmente necessário, uma verdadeira filosofia de vida. É um estilo nascido no cenário de pós-segunda guerra mundial e que se contrapõe ao consumismo exagerado e, por isso, não incentiva todos os tipos de excesso. Simplicidade é o essencial para quem busca seguir essa filosofia.

Dantas & Passos aposta no minimalismo“No estilo minimalista, aprendemos a dar valor ao que realmente interessa, tanto na decoração, como arquitetura, uma vez que na sua realização eliminamos os supérfluos e aquilo que pode soar como excessivo. Apostamos numa decoração com mais qualidade que quantidade, com o emprego de pouco móveis, linhas mais geométricas, simples e cores mais sóbrias, como branco, preto e cinza”, diz Paula.

Para começar – Segundo a dupla do escritório Dantas & Passos Arquitetura, logo no começo é ideal eliminar o que está sobrando. Em um projeto de reforma, o volume de móveis e acervo do morador é avaliado para saber se há algum valor sentimental e eliminar aqueles que podem ser desconsiderados no novo layout.

Eliminar tudo o que não tem mais função para dar espaço ao novo é muito bem-vindo na decoração baseada no minimalismo.

“Acredito que uma pessoa possa querer mudar o estilo de vida atual e levar uma vida mais simples e menos consumista. Mas essa decisão não implica deixar a qualidade de lado, mas sim dar valor ao que é essencial e sem exageros”, ressalta Danielle.

Uso do branco – É muito comum pensarmos de cara em aplicar o branco seguindo a premissa de que a cor combina com tudo. Porém, de acordo com a dupla de arquitetas, o mais valioso é saber combinar a paleta de cores mais claras e sóbrias com as formas, texturas e

“No estilo minimalista, o mobiliário tem funcionalidade e poucos objetos usados são parte essencial da decoração. As cores dos ambientes são claras e neutras e geralmente os ambientes são quase monocromáticos. A madeira e o couro, pelas suas características, também são muito presentes em decoração minimalista, pois mantém uma energia discreta. E sem esquecer das linhas retas e geométricas, tanto na montagem dos ambientes, como posicionamento dos móveis, quadros e tecidos” ressaltam as arquitetas.

Se você se identificou ou procura seguir o minimalismo, vale muito dar uma conferida nas principais tendências do estilo e priorizar projetos funcionais. E, muito além da decoração, a história do estilo pode inspirar a todos a buscar o que é essencial no seu dia a dia.

Contato:
Dantas & Passos Arquitetura
(11) 3081-8627 / 3064-6737
http://dantasepassosarquitetura.com.br

 

#DantasePassos