Trabalho do escritório Tetro Arquitetura é retratado em documentário disponível no Gallery, nova plataforma de streaming

Arquitetura do Tetro em filme

Com direção do experiente Augusto Custódio, especialista na produção de conteúdo audiovisual nas áreas de arquitetura e design, o documentário “From The Ground Up – The Archtecture of Tetro” integra uma série de filmes que retratam profissionais e projetos de várias partes do mundo considerados únicos e inovadores.

Os mineiros do escritório Tetro foram os únicos brasileiros convidados para integrar a série.

Lançado recentemente no catálogo da Gallery Originals, o documentário “From The Ground Up – The Archtecture of Tetro” apresenta o processo criativo de um dos escritórios brasileiros mais reverenciados da atualidade, a Tetro Arquitetura.

Com sede em Belo Horizonte(MG), o escritório capitaneado pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo possui projetos desenvolvidos em diversas partes do mundo, destacando pelo estilo único, decorrente de um processo ousado e inovador.

Por estes motivos, foram o único escritório brasileiro escolhido para serem retratados durante a série inicial da nova plataforma de streaming, lançada mundialmente.

A proposta do Gallery é constituir um acervo global, que possa fornecer um panorama com o que tem sido produzido de mais significativo, inovador e também original nessas áreas.

Para a sua estreia, preparou uma série de documentários que exploram de forma imersiva o processo criativo e a contribuição de arquitetos e criadores que se destacam por seus projetos autorais.

Seguindo o raciocínio de que a base da arquitetura está na compreensão do espaço bruto e envolve um desencadear de nuances a partir daí o documentário From the Ground Up – The Archtecture of Tetro acompanha o processo criativo da Tetro Arquitetura. O registro revela os desafios e fatores limitantes enfrentados por esses profissionais a cada projeto.

Um filme sensível e disruptivo ao abordar os desejos, os anseios e os dilemas que cada um deles passa, nesse limiar que existe entre a expansão artística e a razão oferecida pela arquitetura.

Em seus 35 minutos de duração, From the Ground Up aflora, ainda, as dinâmicas desses profissionais, muitas vezes intimamente ligadas à arte.

Arte que não é comum, não é replicável e traz, a cada projeto da Tetro, uma identidade sólida e única, como deve ser a boa arquitetura.

Além de mostrar alguns projetos da Tetro ainda em desenvolvimento, o documentário utiliza um já concluído – uma casa localizada em Nova Lima (MG), completamente mimetizada na natureza como eixo central da produção.

Os depoimentos dos arquitetos, as atividades que eles desenvolvem dentro e fora do escritório para mergulhar na criação, a linha de pensamento e pesquisa investigativa feita coletivamente e também individualmente, a relação que eles têm com a música, tudo seduz e instiga o espectador.

Há ainda os depoimentos de nomes como o professor Eduardo França e Sérgio Palhares que são utilizados como uma forma de validar, ou mesmo traduzir de forma clara e sucinta o que os olhos vêm e os ouvidos escutam, ao se assistir o documentário.

Ao ser questionado sobre o que considera como característica mais surpreendente observada durante o processo de pesquisa e filmagens, o diretor Augusto Custódio destaca o que pode ser percebido no filme: a capacidade que a Tetro possui de criar uma identidade própria, única para cada projeto.

“Cada processo é completamente exclusivo desde a sua concepção, formas e linguagem arquitetônica. Eles trazem uma identidade baseada em múltiplas expressões e não na repetição de traços e formas pré-concebidas, que poderia lhes conferir uma assinatura. No caso deles, cada projeto é uma revolução dentro do escritório e nas cabeças desses profissionais. Ver isso acontecer é apaixonante”.

Serviço:
From The Ground Up
The Architecture of TETRO
https://www.thecollection.gallery/from-the-ground-up
The Collection Gallery
https://www.thecollection.gallery/

Contato:
Tetro Arquitetura
(31) 3297-9419 / (31) 996-354-910 / (11) 941-204-386
https://www.tetro.com.br

 

#Tetro