Projetado pelo Korman Arquitetos, o apartamento preza pela integração de ambientes, sofisticação, peças de design e obras de arte

Korman com peças de design e arteSobriedade e elegância definem o projeto desse apartamento de 740m², em São Paulo, idealizado por Ieda e Carina Korman, a frente do escritório Korman Arquitetos. “Fizemos uma curadoria especial para esse apartamento, que foi todo pensado para um casal que ama arte e design”, afirma Ieda Korman.

Isso pode ser visto logo na entrada, em que um painel de laca preta foi projetado para mimetizar a porta principal. Ele abriga uma escultura de Esteban Granero e duas fotografias, criando um cenário equilibrado e elegante.

Korman com peças de design e arte

Todo integrado, o apartamento conta com um estar amplo e confortável, pensado para receber bem. O preto, branco e cinza ditam a paleta de cores, mas são quebrados pelo aconchego da madeira e pelos pontos de cor, que aparecem em detalhes como esculturas, peças decorativas e obras de arte – como uma composição de pufes esculturais da OVO, que conversam diretamente com a escultura assinada por Moyses Melli.

Na parede ao lado do grande sofá, a escultura de cordas de Eva Soban também atrai o olhar. “Optamos por mobiliários soltos e de grandes proporções. O sofá e poltronas são atendidos por duas mesas de centro, que por sua vez abrigam objetos decorativos e criam uma espécie de simetria”, diz a arquiteta Ieda Korman.

Delimitando o living, o tapete foi desenhado pelo escritório Korman Arquitetos especialmente para o projeto, trazendo os mesmos padrões vistos nas poltronas.

Korman com peças de design e arte

Na sala de jantar, que se integra ao living e à varanda gourmet, a mesma atmosfera sofisticada se mantém. Ali, uma mesa espaçosa ganhou composição de cadeiras e bancos, que ocupam a cabeceira.

Ao fundo, um aparador de dois andares foi desenhado pelas profissionais do Korman Arquitetos – o formato é prático, pois permite apoiar as comidas na prateleira de cima, enquanto os talheres e pratos ficam abaixo – apoiado em uma parede em alto relevo de madeira freijó, que recebeu quadros de Rita Lessa. Para uma boa iluminação, o lustre escultórico sobre a mesa foi essencial.

“Um dos grandes destaques do ambiente são as brises de madeira freijó que se movimentam, podendo ficar totalmente fechadas para formar um painel”, indica Ieda Korman. Assim, elas criam uma divisória entre o jantar e o acesso ao lavabo e louceiro, que ficam mimetizados em um painel de madeira.

“Como os moradores amam receber em casa, optamos ainda por criar uma varanda gourmet com um bar multifuncional”, afirma a arquiteta. Para isso, o bar – com frontão em pedra esculpida e tampo de mármore – é bem distribuído, contando com uma mesa de madeira acoplada, para aproximar os convidados, espaço para preparo de sushis e fogão escondido sob o tampo. Destaque para as cadeiras Coral, com design de Sergio Matos.

Nas áreas íntimas, por sua vez, um pedido especial: para atender as necessidades do casal, Ieda e Carina Korman criaram um home-office espaçoso, que é integrado à sala de televisão. “Tomamos um cuidado especial com a acústica, optando por um piso laminado, que não reverbera som, e um forro com mantas acústicas”, afirmam.

Na área da televisão, um sofá em L é amplo e confortável, e uma lareira ecológica foi escolhida para aquecer nos dias de inverno. “O tapete foi desenhado por nós, trazendo cor e bossa”, diz Ieda Korman. Para o escritório, destaque para a grande mesa, com mais de 2,5 m, que recebeu iluminação focada. Atrás dela, um armário com porta de correr abriga objetos decorativos e de trabalho.

Por fim, a suíte do casal foi toda pensada para trazer conforto e aconchego. “Unimos o que antes eram dois quartos, mudando a planta original para garantir mais amplitude”, explica Ieda Korman.

Um pórtico que se estende pelo quarto e se acopla com a cabeceira estofada também auxilia na sensação de aconchego, e o pufe verde oliva veio como ponto de cor, ganhando destaque. “Para todo o conforto, projetamos um closet do senhor e outro da senhora, com armários abertos, bem divididos e iluminados”, finaliza Ieda Korman.

Contato:
Korman Arquitetos
(11) 3060-8313
http://www.kormanarquitetos.com.br/

 

#Korman