Arquiteta Isabella Nalon aponta o que deve ser observado na instalação do box no banheiro, para evitar acidentes e oferecer mais segurança aos moradores

Isabella Nalon aponta cuidados com o box

Trazendo elegância e praticidade para os banheiros, o box é um dos principais elementos de acabamento neste ambiente.

Com uma gama de materiais e tipos de fechamento, que proporciona combinações com o revestimento, louças, metais e o mobiliário, a questão é que o elemento vai muito além da estética: ele traduz-se como uma peça-chave para oferecer funcionalidade e segurança no banheiro.

E não é para menos: sua presença limita o fluxo de água do banho, não permitindo que o ambiente inteiro fique molhado.

“Além da proteção, visto que o ambiente pode se tornar escorregadio e com risco de quedas, evitar que a água respingue nos móveis é significativo, à medida que protege os móveis e assegura a vida útil. Sem contar que ninguém quer ter o trabalho de enxugar o banheiro todinho depois de relaxar após o banho”, relata a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva seu nome.

Ainda de acordo com ela, a eliminação dos riscos de acidentes durante o banho também está atrelada à definição do piso certo a ser instalado. “Priorizo a escolha por superfícies acetinadas e naturais, em detrimento aos materiais polidos e esmaltados com brilho”, comenta.

Isabella Nalon aponta os cuidados com o box

Materiais na área do box – Box de banheiro é assunto sério e a segurança deve ser pautada antes da sua produção. Entre os materiais mais empregados estão o vidro temperado, que devido sua resistência é excelente para evitar acidentes. Contudo, suas extremidades são frágeis e um impacto maior pode quebrá-lo.

Composto por duas camadas de vidro comum, intercalados por uma película de proteção, o box laminado é outra opção bastante difundida. Em caso de fragmentação, o filme colocado internamente impede que os pedaços de vidro se espalhem pelo ambiente, pois os fragmentos ficam presos a ele.

Com o intuito de ampliar a segurança, a arquiteta recomenda a aplicação em ambos os lados do vidro, protegendo tanto a parte interna do banho, como o restante do banheiro.

“Hoje em dia, existem diversos tipos de películas de proteção e com diversas funções, garantindo uma resistência até dez vezes maior que a do vidro temperado”, comenta.

Estrutura – A escolha do vidro é acompanhada do design e da estrutura do box, que faz a diferença no visual do banheiro. Em alta nos últimos tempos, as sustentações em caixilho de aço inox são formidáveis para a segurança, agregando mais estabilidade ao vidro e diminuindo a probabilidade de se quebrar.

A versatilidade é outra vantagem desse tipo de estrutura, uma vez que pode receber diversos tipos de acabamentos como, por exemplo, inox polido ou escovado em dourado, rose gold e preto, entre outras possibilidades.

A arquiteta Isabella Nalon igualmente ressalta que é essencial observar como será o sistema de abertura do box, como o pivotante, ‘abre e fecha’, 180⁰, camarão ou de correr e alerta que, se não estiver alinhada com a estrutura do box, a porta pode apresentar algum tipo de defeito.

“Se notar que ela começo a emperrar em algum ponto ou se a parte fixa apresentar folgas, é fundamental chamar um técnico para avaliar o que está acontecendo e fazer os devidos reparos, pois o vidro é um elemento frágil e, caso sofra alguma flexão, inevitavelmente pode quebrar”, adverte.

Crianças e idosos – Todos esses cuidados são ainda mais relevantes quando a residência tem como moradores crianças ou idosos. Contudo, nesse quesito, o sistema de abertura também é de extrema importância. Nestes casos, a melhor opção é o box bipartido, onde a folha de vidro é cortada na horizontal a um metro do piso acabado.

Mantendo a parte de baixo fechada e abrindo a superior, o acesso ao interior do box fica mais fácil para quem for dar banho nos pequenos, conseguindo proteger a si e ao restante do banheiro dos respingos d’água.

No caso dos idosos, o box bipartido também é eficiente. Com a diminuição de mobilidade por conta da limitação dos movimentos, é fundamental oferecer uma área ampla composta por pontos de apoio fixados sempre na alvenaria e jamais na estrutura do box ou nos vidros.

Também é preciso ficar atento à abertura do box, que deve ser ampla para garantir área de giro para cadeira de rodas, evitando impactos no vidro. Para esse tipo de situação, a abertura 180⁰ não é recomendada, pois em caso de queda dentro do box não seria possível abrir a porta, já que bateria no usuário. O ideal para idosos, é a porta de correr e vãos largos.

Limpeza – Por fim, a limpeza do box é essencial para que ele também ofereça segurança. A higienização deve ser feita com esponja macia e sabão neutro, sem abrasivos ou materiais pontiagudos que podem fragilizá-lo e quebrá-lo.

“Para facilitar, além da opção de usar uma película repelente de poeira e umidade, fazer a cristalização da superfície do vidro elimina a porosidade de sua superfície, facilitando a lavagem e impedindo o possível acúmulo de sujeira e umidade”, finaliza Isabella.

Destaques:
• Além de agregar beleza ao projeto do banheiro, o box é um elemento que auxilia na organização do cômodo e na segurança. Sua instalação cria uma divisória para a área do banho, de forma que o restante do ambiente não seja atingido pela água do chuveiro.

• Entre os materiais empregados para a produção do box estão o vidro e acrílico, é essencial que o elemento selecionado esteja em harmonia com a proposta decorativa do ambiente.

• A funcionalidade é outra vantagem que o box oferece. De acordo com a planta do banheiro, o espaço definido para a área do banho e as necessidades dos moradores, como o caso de um cadeirante por exemplo. Um profissional de arquitetura tem condições de atribuir o melhor modelo.

• É aconselhado que o manuseamento da porta do box seja feito com suavidade, já que movimentos muito bruscos podem provocar a quebra do vidro.

• Fazer a limpeza regularmente evita o acúmulo de sujeiras que podem deixar o local escorregadio, ocasionando acidentes. O recomendado é que a higienização seja feita semanalmente ou quinzenalmente.

Contato:
Isabella Nalon
(11) 94453-5500
http://www.isabellanalon.com.br/

 

#IsabellaNalon