Arquitetura do escritório Superlimão, para loja da Westwing em Campinas (SP), assemelha com a experiência do cliente no site da Westwing

Westwing pelo Superlimão

Seguindo o conceito criado pelo escritório para a adaptação ao mundo físico da marca, reconhecida por seu e-commerce, a premissa foi trabalhar o conceito de omnichannel por meio da arquitetura.

Além da navegação simplificada e disposição intuitiva dos produtos, computadores e tablets distribuídos pelo espaço permitem ao consumidor a expansão da experiência ao conectar e complementar as duas dimensões.

Localizada na zona central de Campinas, a loja possui vista para uma praça arborizada, e a fachada em pele de vidro privilegia os visuais para esta área verde. Ainda pensando-se na integração da loja com a praça, foram criadas paredes verdes nas duas laterais da área externa da loja.

Westwing pelo Superlimão

Aproveitando o fluxo intenso de carros e pedestres na região, o ambiente de uma sala foi montado na vertical, no plano da parede, surpreendendo e instigando a curiosidade de quem transita do lado de fora.

O fechamento ainda solucionou um dos desafios do projeto: unificar a vitrine, antes dividida em três partes pelos pilares pré-existentes.

Westwing pelo Superlimão

No espaço de entrada, uma escada em chapas metálicas se destaca em relação aos outros elementos da loja. Os acabamentos escolhidos — pintura na tradicional cor da marca na parte interna, e acabamento prata polido na parte externa — foram pensados para criar impacto visual e evidenciar o percurso para o pavimento superior.

No interior da loja, outro destaque fica por conta do jardim de inverno, que fortalece nos ambientes ao redor a sensação de se estar em uma casa. A presença de um jardim na área externa, atrás da cozinha, também reforça esse conceito.

Westwing pelo Superlimão

Pelos ambientes, predominam tons neutros de forma a garantir protagonismo aos produtos. A escolha partiu da serralheria na cor branca, madeira maciça Malva, piso em grânulos na cor cinza, concreto aparente, grid metálico em perfilado natural, e chapa metálica pintada na cor da marca.

Para possibilitar o dinamismo estabelecido pelo conceito, o escritório encontrou inspiração no sistema flexível e modular da montagem de palcos de teatro.

Um grid de 60×60, tanto no piso quanto no teto, direciona os tamanhos dos ambientes e expositores. Assim, facilita a montagem e desmontagem de cômodos a partir da necessidade da loja, atendendo à exposição de diferentes mix de produtos.

Além disso, o sistema permite que os clientes compreendam as dimensões dos ambientes montados em loja para comparar a proporção dos produtos expostos com o espaço da sua casa.

Mirando nesta flexibilização, as estantes expositoras foram desenhadas para atender a qualquer dimensão de objetos e com fácil manuseio.

Ainda inspirada no conceito de um teatro, a iluminação proposta sobre os produtos expostos é feita a partir de refletores pantográficos que remetem os ambientes montados a um palco.

O grid do teto, feito a partir de uma malha de perfilado, possibilita posicionar a iluminação em qualquer ponto da loja ou, até mesmo, sustentar outros elementos como biombos separadores, comunicação visual ou algum produto, atingindo assim uma maior flexibilização do layout.

Ficha:
Westwing Campinas
Arquitetura – Superlimão / @superlimao
Equipe de projeto – Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Marília Vicentini, Maria Fernanda Bellodi, Giovanna Sarnelli, Gabriela Lamanna, Diego Alves e Ana Carolina Hidalgo
Ano – 2021
Campinas / SP
Área / Area: 445m²
Fotografia – Israel Gollino / @israelgollino
Construtora – CYMZ / @cymz.construtora
Marcenaria – Online Marcenaria / @online_marcenaria
Piso – Concresteel / @concresteel
Projeto Luminotécnico – Trust / @trustiluminacao

Contato:
Superlimão
(11) 3518-8919
http://www.superlimao.com.br/

 

#Superlimao