A casa é sofisticada estruturalmente, mas numa estética simples, contida, e preocupada com a valorização da praia, do coqueiral remanescente e da vegetação nativa das encostas

UnaBV entre a mata e o mar
A arquitetura da Casa 11 dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo arquitetos Fernanda Barbara e Fabio Valentim (UNA barbara e valentim), em mais de 20 anos de escritório, em um trabalho reconhecido em inúmeras obras residenciais publicadas e premiadas nacional e internacionalmente.

O projeto da Casa 11, em fase de obras no litoral do Alagoas, se organiza ao redor de um jardim com circulações abertas, em formato de varanda. O clima quente permite e sugere esse tipo de solução, aberta, ventilada e iluminada, substituindo áreas exclusivas de circulação. A estrutura de concreto permitiu vãos grandes e em especial uma varanda com 4 metros de balanço que acompanha toda a extensão da casa voltada para o mar.

Concreto aparente, grandes panos envidraçados (caixilhos de alumínio), madeira nas venezianas e ripados e piso cerâmico. Existe uma contenção no uso dos materiais: o concreto é mantido aparente em algumas paredes e nos tetos, o piso é o mesmo para toda a casa e os ripados acompanham as extensões das fachadas.

UnaBV entre a mata e o mar

“Arquitetura em concreto armado aparente sempre exige mais dedicação dos projetistas, porque não é possível postergar decisões para a obra. Felizmente foi possível trabalhar com uma única empresa que desenvolveu todos os projetos complementares (em plataforma BIM) em total harmonia com a proposta arquitetônica (Marata Engenharia)”, explica o arquiteto Fabio Valentim.

O projeto aposta na simplicidade volumétrica e no uso contido dos materiais, em contraposição à uma maior sofisticação da estrutura. O resultado é uma casa discreta, apesar do porte, e de relação bem discreta com a paisagem natural.

Cada espaço é pensado cuidadosamente, como a ampla varanda sem pilares que caracteriza toda a extensão da casa para o mar, a sala de estar em pé-direito duplo e duplamente aberta para a praia e para o jardim interno, as circulações que funcionam como varandas de estar, os sete dormitórios sempre protegidos por varandas profundas e alguns ambientes mais resguardados da dinâmica geral da casa, como a sala do home-theater ou a academia/sauna.

UnaBV entre a mata e o mar

O terreno é generoso e integra um antigo coqueiral, plantado em malha regular de aproximadamente 10 x 10 metros. Praticamente não houve intervenção no terreno para além da projeção da cobertura da casa, de forma que a vegetação foi quase totalmente preservada.

Os ambientes da casa estão sempre protegidos por varandas ou beirais generosos, de forma que a incidência do sol e a chuva estão sempre controlados. A cobertura é um teto jardim, feito com sistema que acumula água da chuva para irrigação por sistema de capilaridade. Ainda na cobertura estão alocados os painéis solares para geração de energia e água quente.

A iluminação (Ricardo Héder) e o paisagismo (Luisa Mellis) são projetos de colaboradores recorrentes do UNA barbara e valentim possuem total sintonia com a arquitetura proposta. São projetos que apostam na discrição, valorizam as qualidades dos espaço e evitam protagonizar soluções especificas.

O projeto usa os recursos disponíveis e recorrentes para uma obra desse porte e desse padrão: automação de sistemas, geração de energia solar, tanques para acumulação de água de reuso destinada à irrigação dos jardins, etc, mas com a consideração de que é uma casa de praia, num lugar afastado, e a manutenção e uma questão tem que ser pensada também nesse contexto.

O escritório participou da concepção do condomínio, e definiu em conjunto com o empreendedor padrões mais generosos de parcelamento, recuos grandes e muitas padronizações em relação aos fechamentos, tipo de vegetação, altura das residências, quantidade de luz permitida para as áreas externas e assim por diante.

“Projetar uma casa nesse condomínio foi um processo natural de aproximação e continuidade em relação ao plano geral. A casa é grande, sofisticada estruturalmente, possui sistemas elétricos, hidráulico e mecânicos complexos, mas resulta numa estética simples, contida, mais preocupada na valorização da praia, do coqueiral remanescente e da vegetação nativa das encostas”, finaliza Fernanda Barbara, arquiteta.

Ficha:
Projeto: Casa 11
Arquitetura: UNA barbara e valentim
Construção: Marata Engenharia
Cliente: Reserva Pituba
Gerenciamento/Coordenação:
Local: Alagoas, Brasil
Ano: 2021/-
Área: 1.000 m

Contato:
UNA Barbara e Valentim
(11) 3159-2772 / 983-262-484
http://unabv.com.br/

 

UnaBV