Após período de isolamento, Estúdio Guto Requena acredita que o uso do mobiliário urbano interativo pode melhorar a retomada de vida na cidade

Banco Tramas de Guto Requena

Após um longo período de confinamento em que foi essencial que estivéssemos isolados de interações sociais, estamos, aos poucos e com segurança, retomando a vida urbana.

O distanciamento e a ausência do encontro fizeram com que fosse repensada a relação do ser humano e a cidade. Agora, mais do que nunca, as pessoas desejam estar juntas e compartilhando novas experiências.

Pensado para melhorar a experiência de viver na cidade, o mobiliário urbano pode ser uma das peças-chaves na retomada aos grandes centros, já que o mesmo atua como um catalisador social. Além da funcionalidade, pode oferecer um novo jeito de se relacionar com o contexto e as pessoas ao redor.

Banco Tramas de Guto Requena

As inovações digitais mudaram a maneira de perceber e ocupar a cidade e hoje temos aplicativos que nos permitem interagir com desconhecidos, localizar pontos de interesse, alugar bicicletas, acessar internet – tudo disponível em uma rede virtual já muito agregada à malha urbana.

Levando em consideração isso, o Estudio Guto Requena apresenta o Banco Tramas, um mobiliário urbano interativo que atua como uma interface de expansão dos nossos corpos no espaço. Módulos em madeira são associados para criar diferentes formas adaptáveis a contextos diversos.

Acoplada ao conjunto da peça, uma unidade especial integra um sensor de batimentos cardíacos, um microfone e um micro alto falante que possibilitam a conexão com outros usuários que estejam utilizando outros módulos.

Banco Tramas de Guto Requena

A união do design modular e da tecnologia faz com que seja possível o usuário trocar palavras e batimentos cardíacos com outra pessoa, que também utiliza do Banco Tramas, podendo estar a 5 metros de distância ou até mesmo em outro estado, como exemplo.

Para além da funcionalidade, o mobiliário aguça o ouvir e estimula a empatia, adicionando uma camada simbólica no ambiente assim criando intimidade e coletividade.

No Banco Tramas, é possível selecionar três dimensões de conjuntos (P, M e G) a partir de nove módulos disponíveis. Depois que feita a seleção, os conjuntos serão fabricados como peças únicas e permanentes.

Essa lógica de produção, possibilita oferecer uma variedade de composições na fase de projeto, mas garantindo uma produção otimizada e eficiente.

Contato:
Guto Requena Estúdio
(11) 3081 2974
https://gutorequena.com/

 

#GutoRequena