Livro “Onde Vive a Arte na América Latina”, lançado pela editora Act., apresenta 35 locais emblemáticos do circuito artístico da América Latina, compondo um valioso registro do setor
Exposições de arte, edifícios, instituições e ações de fomento artístico compõem os ecossistemas singulares retratados em Onde Vive a Arte na América Latina, lançado em 26 de janeiro pela consultoria de arte e editora Act.
O livro, organizado por João Paulo Siqueira Lopes e Fernando Ticoulat, é mais do que uma documentação de 35 importantes espaços artísticos da região. A publicação é fruto de uma ampla e relevante pesquisa que reúne, além de imagens inéditas, texto críticos e entrevistas com curadores e dirigentes das instituições, aprofundando conexões, similaridades e diferenças no meio artístico latino-americano.
Ao folhear Onde Vive a Arte na América Latina e sua diversidade de espaços, obras, técnicas expositivas e produtivas, o leitor passeia — mesmo à distância — por museus, fundações, residências artísticas, espaços independentes, parques de esculturas, e depara-se com poéticas únicas, desenvolvidas de forma peculiar por cada um deles.
Na seleção, estão espaços brasileiros como Aarea, MAM Rio, LABVERDE, Pivô e Pinacoteca de São Paulo, além de instituições estrangeiras, a exemplo de Fragmentos, Espacio de Arte y Memoria (Colômbia), Malba (Argentina), Museo Tamayo (México) e NuMu (Guatemala).
“Um museu precisa se reinventar constantemente e desaprender para permitir o surgimento de outras formas de práticas. Ele precisa assumir o papel de ouvinte, abraçar as diferenças e antinomias, sem instituir novas categorias, territórios ou regras. (…) Queremos redescobrir uma linguagem institucional que possibilitará a comunicação inclusiva com aquelas parcelas da sociedade que deram as costas para a cultura e a arte. Queremos um museu para todas e todos”, afirmam os curadores da Pinacoteca, entre eles o diretor-geral Jochen Volz, em entrevista exclusiva publicada no livro.
O objetivo de Onde Vive a Arte na América Latina é ser uma referência para o desenvolvimento do estado da arte não só localmente, mas no mundo. Por isso, a publicação trilíngue também será lançada e comercializada em outros países da América Latina e da Europa — em parceria com a tradicional Turner Libros –, disseminando internacionalmente essa extensa pesquisa e ressaltando a relevância global dos espaços retratados.
Por meio dela, busca-se promover o intercâmbio de informações e o engajamento acerca da circulação da arte no contexto latino-americano﹒
Julieta González, recém-apontada diretora artística do Instituto Inhotim, assina a introdução e ressalta que “esta publicação se preocupa não apenas com arte, edifícios ou instituições, não apenas com quem expõe ou trabalha neles e os visita, mas com os ecossistemas singulares que constituem. Os diferentes espaços aqui reunidos partilham, em sua maioria, um terreno comum: eles deixam a arte surgir, a deixam trazer e produzir sentido; preservam, cultivam e crescem.”
Para o curador Fernando Ticoulat, que também assina um texto na publicação, “…entre artista, suas obras e o público para o qual se dirige, existem diversos arranjos de espaços, dos mais transitórios e radicais aos institucionalizados. Esta publicação busca evidenciar que eles não são mais apenas sobre abrigar, cuidar e mostrar objetos de arte — padrão esse da arte moderna, do museu como a catedral secular. No contemporâneo, os locais que recebem e expõem arte tiveram que se adaptar às inovações dos artistas e suas propostas cada vez mais heterogêneas.”
A editora Act. tem em seu portfólio livros de arte como 20 em 2020: os Artistas da Próxima Década — América Latina, indicado ao Prêmio Jabuti 2021, na categoria Artes, e Espaços de Trabalho de Artistas Latino-Americanos.
Entre os próximos lançamentos, estão o livro boa forma gute form que, através de doze ensaios inéditos, traça vínculos fundamentais entre a institucionalização do design no Brasil, o movimento de arte concreta e o ensino da Escola de Ulm, na Alemanha, e Saboneteiras, uma compilação da série de pinturas homônima, realizada pela artista visual Ana Elisa Egreja (São Paulo, 1983) durante o período de isolamento da pandemia.
“A atual expansão no mercado editorial de livros de arte, arquitetura e design tem se revelado um instrumento fundamental para a construção e difusão de conhecimento em torno da diversificada produção cultural brasileira e latino-americana. Por isso, a Act. vem investindo desde 2020 em publicações de excelência sobre artistas, instituições e outros personagens fundamentais da história da arte e do design”, afirma João Paulo Siqueira Lopes, sócio-diretor da Act.
Lista dos espaços:
AAREA (Brasil, Internet) / @aarea.co
MUSEO AMPARO (México) / @museoamparo
BETA-LOCAL (Porto Rico) / @beta_local
MUSEO de ARTE LATINOAMERICANO de BUENOS AIRES (Argentina) / @museodeartelatinoamericano
MUSEO de ARTE MODERNO de BUENOS AIRES (Argentina) / @modernoba
CASA WABI (México) / @casawabi
DIABLOROSSO (Panamá) / @diablo_rosso
FACTORÍA HABANA (Cuba) / @factoriahabana
FRAGMENTOS, ESPACIO de ARTE y MEMORIA (Colômbia) / @fragmentosarteymemoria
INHOTIM (Brasil) / @inhotim
JA.CA, CENTRO de ARTE e TECNOLOGIA (Brasil) / @jaca.center
KIOSKO GALERÍA (Bolívia) / @kiosko_galeria
LABVERDE (Brasil) / @labverde
MUSEO de ARTE de LIMA (Peru) / @museodeartelima
LUGAR A DUDAS (Colômbia) / @lugaradudas
MUSEO de ARTE MODERNO de MEDELLÍN (Colômbia) / @elmamm
MUSEO UNIVERSITARIO ARTE CONTEMPORÁNEO (México) / @muac_unam
MUNAR (Argentina) / @munar_arte
NuMu (Guatemala) / @elnumu
ESPACIO ODEÓN (Colômbia) / @espacioodeon
PAIJÁN (Peru)
PINACOTECA de SÃO PAULO (Brasil) / @pinacotecasp
PIVÔ (Brasil) / @pivoartepesquisa
FUNDACIÓN PROA (Argentina) / @fundacion_proa
MUSEU de ARTE MODERNA do RIO de JANEIRO (Brasil) / @mam.rio
SAGRADA MERCANCÍA (Chile) / @sagradamercancia
SALA MENDOZA (Venezuela) / @sala_mendoza
MUSEO de ARTE CONTEMPORÁNEO de SANTIAGO (Chile) / @museo_mac
MUSEU de ARTE de SÃO PAULO (Brasil) / @masp
SOLAR dos ABACAXIS (Brasil) / @solardosabacaxis
MUSEO de la SOLIDARIDAD SALVADOR ALLENDE (Chile) / @mssa_chile
SOMA (México) / @somamexico
MUSEO TAMAYO (México) / @eneltamayo
TEOR/éTica (Costa Rica) / @teoretica
URRA (Argentina) / @proyectourra
Ficha:
Título: Onde Vive a Arte na América Latina
Organizadores: Fernando Ticoulat Lopes, João Paulo Siqueira
ISBN: 978-84-18895-19-7
Edição: 1º
Ano: 2021
Act. Editora
Área de Interesse: Museus, Residências Artísticas, Galerias, Espaços Autônomos
Encadernação: Capa dura
Formato: 22 x 31 x 3,8 cm
Nº de páginas: 448 p.
Peso: 2 kg
Idioma: Português / Inglês / Espanhol
R$200,00
Comprar – https://shopartctool.com/produtos/onde-vive-a-arte-na-america-latina/
Contato:
act.Editora
info@artctool.com
https://shopartctool.com/