O Ícono Parque, conjunto residencial localizado na zona sul do Rio de Janeiro, com arquitetura da Cité Arquitetura + Pontual Arquitetura para a SIG Engenharia e para o grupo Opportunity

Cité + Pontual assinam o Ícono Parque

É um projeto de uso misto que utiliza o conceito de fachada ativa, fazendo de sua implantação uma grande ativação da quadra em que se encontra, agregando comércio e vida ao bairro do Flamengo.

O andar à pé na região em que se encontra é cotidiano devido à grande diversidade de serviços e lojas. Por isso, o projeto buscou favorecer esse hábito e, mais ainda, estimular a vida urbana nas ruas imediatas ao edifício.

A implantação da arquitetura foi pensada de modo a espraiar a volumetria, tornando-a respeitosa ao entorno e criando momentos de acolhida ao pedestre. Em relação ao volume construído, o projeto buscou se inserir com uma presença discreta, mas transformadora na quadra, trazendo comércio, com implementação da fachada ativa, e arte, com o painel assinado pelo artista urbano Marcelo Lamarca que relembra aos grafites sobre o antigo muro do terreno vazio que ali antes existia.

O programa misto contempla as torres residenciais multifamiliar, com unidades de dois e três quartos, e comercial, com criação de uma galeria de lojas de variados tamanhos no térreo.

Cité + Pontual assinam o Ícono Parque

A implantação das torres visa amplitude de vista para os apartamentos, levando em consideração a possibilidade de visadas para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a diminuição do adensamento da quadra e, além disso, possibilita a criação de um grande parque no centro do terreno, com diversos usos comuns para os moradores.

Inspirando-se nas marcantes esquinas do bairro, sobretudo da rua Paissandu e da Praia do Flamengo com edifícios como o Tabor e Loreto, os recuos das entradas das torres no embasamento recebem especial atenção.

Com acabamentos claros e calmos que determinam uma mudança de ritmo para quem entra no edifício, as esquinas do Ícono mostram-se como um acontecimento urbano, com inserções de paisagismo como a praça junto ao edifício histórico do IAB-RJ e a manutenção de uma palmeira-imperial preexistente no terreno na rua Machado de Assis.

Grandes panos de vidro transformam a iluminação de seus interiores em uma lanterna urbana à noite e, durante o dia, criam uma surpresa ao para quem passa.

Em termos urbanos, o uso do conceito de quadra aberta, canonizado na arquitetura por Christian de Portzamparc, ocorre no embasamento com o desenho de uma galeria de lojas que movimenta a economia e o cotidiano do bairro, além de relembrar ícones do entorno, como a Galeria Condor, no Largo do Machado.

A mesma atitude generosa ao rés do chão repete-se na altura da copa das árvores. Tomando como base a ideia de parque urbano, o embasamento mistura um paisagismo generoso com o painel artístico, para enfatizar a atmosfera de bem-estar.

Cria-se, assim, um passeio agradável e vivo para o pedestre, com uma vegetação pendente em toda a volta, e um espaço de lazer arborizado para moradores no PUC. Além disso, a estratégia da vegetação gera um amortecimento do barulho e do movimento da cidade para quem está no PUC e nos edifícios.

Nas torres, tendo a arquitetura carioca presente na região como inspiração, com projetos como Parque Guinle e Biarritz, a natureza do projeto é destacar-se pelos detalhes e, sobretudo, pelo seu respeito e acréscimo de valor ao entorno. O contraste cromático de tons de branco e cinza cria a maior sensação de amplidão entre os edifícios enquanto o desenho das linhas de viga por vezes mais longas e bem delineadas torna a construção visualmente mais leve.

Predomina o uso de revestimento cerâmico (Cerâmica Portobello Linha Arquiteto Urbano Neve) e massa texturizada (Massa texturizada Ibratin Pingato Duo Stuttgat Máximo), estabelecendo uma mescla de cinzas e brancos que, junto às esquadrias (Olgacolor Pintura Eletrostática Cinza) com vidros incolor, faz do volume construído mais discreto, pondo atenção aos detalhes volumétricos da fachada e à arte do painel de embasamento.

No térreo, as entradas recuadas abrigam um paisagismo junto à rua e criam um pano de fundo em tons claros de cinza com uso do Porcelanato Portobello Concretíssima Matiz Grigio, que aumenta o destaque dos seus grandes panos de vidro com especial valor à iluminação dos interiores.

O painel de grafiti de Lamarca estabelece o ponto de cor no projeto e uma curiosidade para o pedestre ao recobrir o embasamento revestido pelo Quadrobrise Hunter Douglas XL200 Branco.

A principal dificuldade projetual foi garantir a densidade construtiva de forma que não se tornasse impositiva à rua. A implantação de um embasamento ativo e do parque central, recuos na fachada e no posicionamento dos edifícios em relação ao limite do terreno e o uso de cores claras e cinzas que se mesclam e contrastam entre si e com o verde da vegetação e matizes do céu foram recursos implementados para solucionar essa questão.

Dos diferenciais de projeto, destacam-se dois elementos. O primeiro é a ativação da quadra em que se encontra. As ruas Dois de Dezembro e Machado de Assis conviveram por anos com um imenso terreno vazio e murado, tornando-as menos aprazíveis e com uma aparência de maior insegurança.

Os novos edifícios com diversas lojas no térreo trouxeram vida à rua, com mercados, lojinhas e restaurantes, transformando e qualificando o espaço urbano.

O segundo diferencial diz respeito ao mercado residencial na Zona Sul do Rio. A localização a poucos minutos do Centro da cidade e a alguns passos de distância do Aterro do Flamengo, um dos mais emblemáticos parques urbanos do mundo, e do Largo do Machado, importante centro de comércio e transporte, é um atrativo, sem dúvida.

Porém, o que torna o Icono especial em relação a outros empreendimentos na região é a conjugação de sua localização com toda a infraestrutura de condomínio com serviços e lazer ao morador.

A qualidade de poder estar ao ar livre e a praticidade dos espaços de convivência, tão associadas às regiões de expansão da cidade, agora são uma realidade nas proximidades do Centro e em um dos bairros mais tradicionais da Zona Sul carioca.

Inclusive, tal qualidade de vida traduz-se no desenho com a implantação das torres no terreno gerando um constante contato entre os espaços internos e externos, tanto nos ambientes de uso comum cercados pelo paisagismo quanto nos apartamentos com grandes panos de vidro e varandas espaçosas.

Essa troca com o ar livre, reforçada pelo parque central, aumenta a sensação de bem-estar dos moradores e é incomum em uma região tão densa da cidade.

O desenho de arquitetura garantiu a constante ventilação cruzada nos espaços de convívio assim como a presença de luz natural ao longo do dia em todos os ambientes comuns e privativos.

Por fim, o paisagismo pensado para esse projeto pensa, acima de tudo, no convívio. Associar espaços variados de lazer com uma diversidade paisagística nortearam a proposta.

Poder descansar, brincar ou estar entre amigos em meio ao verde foram o principal objetivo e agregam ao diferencial do projeto em relação ao mercado da Zona Sul do Rio.

Um dos pontos principais em que isso torna-se evidente está no espaço de convívio com churrasqueiras, que se debruça sobre a rua em uma das pontas do terreno, entremeando a paisagem urbana do entorno ao verde e ao lazer, como uma arquibancada para a cidade.

Ficha:
Arquitetura: Cité Arquitetura (Celso Rayol e Fernando Costa) + Pontual Arquitetura (Cristina Mota, Davino Pontual e Paulo de Souza Pires)
Equipe: Amanda Lopes, André Caterina, André Guimarães, Daniel Osório, Dulcimar Piñeiro, Eduardo Ambrósio, Gabriela Sales, Giovanna Soares, Leonardo Leal, Lilian Ross, Lucas Motta, Lúcia Andrezo, Maria Luiza Peixoto, Mariana Netto, Mateus Fragoso, Mateus Keiper, Viviane Vallim
Área: 68.362,32m²
Ano: 2018 – 2021
Fotografia: Pedro Vannucchi / @pedrovannucchi
Construtora: SIG Engenharia e Opportunity / @sigengenharia
Interiores: Cité Arquitetura / @citearquitetura
Acústica: Roberto Thompson Motta Arquitetura LTDA
Ancoragem: PB Soluções
Ar Condicionado e Exaustão: Ambient Air / @ambientairoficial
Automação: Bosco & Associados LTDA / @boscoassociados
Cálculo Estrutural: Adler Projetos Estruturais /  @adler_projetos
Consultoria Estrutural: CSP Projetos e Consultorias S/C
Consultoria de Fachadas: Consultar / @consultar_engenharia
Consultoria de Instalações: Prime Engenharia e Consultoria LTDA
Estrutura Metálica: MEPE Engenharia
Fundação: PFM Engenharia Consultoria e Projetos LTDA
Levantamento Topográfico: Braga Netto Associados
Luminotécnica: RBF Arquitetura de Iluminação
Impermeabilização: GTI – Grainho Projetos de Impermeabilização e Consultoria Eireli
Instalações Prediais: RD3 Engenharia e Projetos de Instalações LTDA
Projeto Legal de Incêndio: Shaft Indústria e Comércio LTDA
Projeto de Estação de Tratamento de Água para Reuso: Planep
Projeto de Esquadrias de Alumínio: AlumiRio / @alumirio_prime
Paisagismo: Sergio Santana Planejamento e Desenho de Paisagem / @ssantanadesenhodapaisagem
Pavimentação e Greide: Seicor Projetos e Obras LTDA
Piscina: Aqualar / @aqualar
Plantas Humanizadas: Archigraph / @archigraph.rj
Projeto Geométrico: CCY Consultoria de Engenharia LTDA

Especificação:
Revestimento cerâmico: Portobello / @portobello
Massa texturizada: Ibratin / @ibratin
Esquadrias: Olgacolor / @olga_color
Grafiti: Lamarca / @marcelolamarca
Quadrobrise: Hunter Douglas / @hunterdouglasbrasil

Contatos:
Cité Arquitetura
(21) 2556-1813
https://www.citearquitetura.com.br/

Pontual Arquitetura
(21) 2502-8744
http://pontual.arq.br/

Ícono Parque
(21) 3958-8733
http://iconoparque.com.br/

#Cité

#Pontual