A pandemia mudou paradigmas em todas as áreas e na construção civil, soluções sustentáveis ganharam maior destaque / Por Silvio Lima

Sustentabilidade das casas modulares em madeira

Dados referentes ao crescimento do uso de madeira tratada no país apontam que cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de madeira tratada foram fornecidos no Brasil em 2020. Desse total, a construção civil respondeu por cerca de 18% desse volume, equivalente a 450 mil metros cúbicos. Número extremamente significativo.

Já para o ano de 2021, há previsão de crescimento de 20% de uso da madeira tratada, segundo levantamento da Montana Química, chegando a 3 milhões de metros cúbicos, com expectativa de manutenção dos 18% da fatia da construção civil. Vale ressaltar que a madeira tratada é aquela que passa por tratamento industrial para protegê-la de cupins, fungos e outros agentes nocivos, para que possa ser usada em suas mais diversas aplicações.

Esse crescimento explica-se, durante a pandemia, por diversos fatores, desde a compreensão cada vez maior sobre os benefícios da madeira na construção civil – na qual a sustentabilidade está inclusa – até aspectos específicos sobre o mercado durante a pandemia. Por exemplo, o aumento de produção de carne no mundo levou a uma maior procura por madeira para abrigos e mourões de animais.

No setor imobiliário, exemplos não faltam. Um deles é a Terra Sol, usina de tratamento de madeiras, que produz madeiras ecológicas com base em qualidade e legalidade. A empresa tem como um de seus produtos a Mod Houses, projeto foi criado com o aumento significativo da busca por casas e construções modulares.

De forma resumida, as Mod Houses são habitações de madeira com estruturas pré-fabricadas, com o propósito de criar um novo conceito para o termo “lar”. São imóveis extremamente versáteis que apostam em um conceito minimalista, com opções de 40 ou 54 metros quadrados, com sala, copa, cozinha, banheiro, varandas e mezanino, que poderão ter ainda seu layout e área customizada, para ser oferecida como casa, hotel ou hospedagem, comércio, home-office e casa para aluguel de temporada.

Iniciativas como essas florescem aos montes no mercado. Não há dúvidas de que a madeira ditará cada vez mais a construção civil. Na linha de frente de tudo isso, as casas modulares com esse material despontam como grande tendência. É a madeira, mais uma vez, mostrando que é possível unir a sustentabilidade a um negócio lucrativo.

Silvio Lima, especialista em tratamento de madeira e gerente da unidade industrial da Montana Química.

Contato:
Montana Química
tel.:0800-167667
montana.com.br