As arquitetas da EFTM indicam como planejar um closet que facilita a organização no dia a dia
Manter o armário bem organizado durante o dia a dia não é uma tarefa fácil, mas os problemas de desorganização podem ser evitados com um closet bem-planejado. Confira as dicas das profissionais da EFTM Arquitetura para ter um móvel ou um espaço projetado para promover a organização.
Conhecendo o cliente — O primeiro passo é conhecer o que será armazenado no closet, e para isso é preciso saber quais as necessidades do cliente para aquele espaço. “Com relação à utilização de espaços com auxílio de prateleiras, gavetas e cabides, optamos por seguir a preferência do usuário, pois a intenção é usar o projeto a favor do seu cotidiano e não mudar sua rotina, considerando sempre a ergonomia do móvel conforme a estatura do cliente”, comenta Thalita Miyawaki, arquiteta da EFTM. Aspectos como o uso das roupas no dia a dia, o que é utilizado com mais frequência e como a pessoa gosta de armazenar as peças são questões que norteiam o projeto do closet, fazendo com que cada item tenha seu lugar e espaço de destaque.
Closet x armário — O planejamento também depende do gênero e da idade do cliente, visto que a quantidade, a qualidade e o estilo das roupas muda. O closet é um espaço fechado anexo ao quarto, geralmente próximo ao banheiro, organizado com prateleiras, cabideiros e sapateiras para armazenar roupas, calçados e acessórios. Em espaços pequenos, os armários convencionais são mais recomendados porque deixam o ambiente mais arejado e com mais claridade.
“Geralmente utilizamos o closet para casais ou pessoas que dividem o quarto, por ter espaço suficiente para a troca de roupa. É muito importante para as questões de intimidade e de organização que cada pessoa tenha seu próprio armário ou, pelo menos, uma quantidade de portas delimitada para cada um”, sugere a arquiteta da EFTM Erika Fukunishi. Para o solteiro, não há necessidade de ser um closet delimitado por paredes, afinal estará sozinho no quarto.
Inúmeras soluções — Após analisar cada cliente, é hora de escolher as melhores soluções para incluir no closet. As lojas Todeschini Juvevê e Alto da XV, por exemplo, lançaram com a coleção SER, neste ano.
Diversas novidades, acabamentos e complementos para agregar ao espaço, como gavetas internas baixas com trilho telescópico ou invisível, incluindo opções com ou sem chave, para todas as larguras, e modelo de prateleiras deslizantes com batente frontal e traseiro, também com opção de trilho telescópico ou invisível.
Tudo deve estar ao alcance do usuário. “É interessante colocar corrediças deslizantes, principalmente em prateleiras profundas, pois assim fica mais fácil visualizar o que há na segunda fileira”, explica Erika. Para isso, as lojas Todeschini Juvevê e Alto da XV disponibilizam o sistema deslizante suspenso Plus, com deslizar suave e silencioso, com amortecimento nas portas internas e externas. “Ele pode ser aplicado em portas em madeira e alumínio, e possui sistema anti-descarrilamento. A parte de encaixe é frontal, sem precisar desmontar o móvel para regular ou ajustar” contam Clair e Loizane Milani, casal de diretores das lojas.
O fundo de gavetas espelhado (metacrilato), com alças para remoção também é destaque. Os vidros e espelhos podem ser utilizados em detalhes decorativos ou funcionais, para visualizar as peças vestidas. Caso o cliente prefira praticidade e limpeza fácil, o ideal é usar madeiras e MDF, já que vidros e espelhos são mais fáceis de sujar, apesar de trazerem requinte e beleza para os quartos.
A troca de roupas para fazer a escolha certa e a pressa do dia a dia acabam fazendo com que as peças fiquem desorganizadas.
Mas com as dicas da EFTM Arquitetura e com as soluções da Todeschini Juvevê e Alto da XV ficou mais fácil planejar um armário ou closet bem organizado.
Serviço:
EFTM Arquitetura
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas – Curitiba (PR)
Erika Fukunishi – CAU nº A67408-7
Thalita Miyawaki – CAU nº A53912-0
www.eftmarquitetura.com
Todeschini / www.todeschinisa.com.br
Nov/2015