Com 13 de seus edifícios “carbono zero”, a Schneider Electric demonstra que o EcoStruxure é um facilitador para que a indústria opere com zero CO2

SE no caminho da neutralidade de carbono

De acordo com o World Green Building Council, construções carbono zero são eficientes em energia e alimentadas por fontes renováveis, para obter zero emissões de CO2 em suas operações

A ambição da Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, é cortar drasticamente e emissão de CO2 em suas operações, seguindo a trajetória de 1.5ºC alinhado com a Science-Based Targets. Em apenas um ano, a Schneider Electric reduziu 130.000 toneladas de emissão de CO2, uma redução de 22% (2018 comparado a 2017). A partir de outubro de 2019, 13 dos edifícios do grupo serão carbono zero, graças ao EcoStruxure da Schneider Electric e a soluções de gerenciamento de energia digital.

Carbono zero: edifícios com eficiência energética e energia renovável – Com a assinatura do Acordo de Paris, em dezembro de 2015, a briga contra as mudanças climáticas tornou-se uma corrida para cortar a emissão global de gases, o mais rápido possível, limitando o aumento da temperatura do planeta. Os edifícios e o setor de construção têm papel fundamental a desempenhar nessa transformação, já que são responsáveis por 30% do consumo de energia global e a emissão de GHG. De acordo com o projeto Advancing Net Zero do World Green Building Council’s (WorldGBC), entre agora e 2050, edifícios já existentes deverão ser renovados a uma taxa acelerada e aos padrões Carbono Zero, assim todos esses edifícios serão carbono zero em 2050.

A Schneider Electric adotou a definição da WorldGBC de “edifício carbono zero”: um edifício carbono zero é um edifício que é altamente eficiente no uso de energia e totalmente alimentado por recursos de fontes renováveis internas e/ou externas, para alcançar anualmente o progresso de carbono zero nas operações.

A partir de outubro de 2019, 13 edifícios da Schneider Electric localizados na China, Europa e América do Norte (veja o apêndice), serão carbono zero. Esses edifícios aproveitam o gerenciamento digital de energia com o EcoStruxure Power e EcoStruxure Building para proporcionar economia de energia ano a ano. Globalmente, a Schneider Electric permitiu mais de 30% de economia de energia durante os últimos 10 anos, desde que iniciou as ações do programa Schneider Energy Action de eficiência energética. Além disso, a partir de outubro de 2019, 45% das operações da Schneider Electric serão alimentadas por energia renovável.

“Na Schneider Electric, nós queremos liderar e moldar a transição em direção ao panorama futuro da energia. Nossos servidores oferecem uma eficiência de energia ano após ano, vários deles têm produção de energia renovável no local, e em alguns casos microgrids e armazenamento de energia. A inovação do carbono zero é tecnologicamente possível hoje e faz sentido economicamente. Esses sites são casos reais dos benefícios do gerenciamento de energia digital com nosso design e plataforma EcoStruxure, ” afirma Xavier Houot, Senior Vice President de Global Safety, Environment, Real Estate da Schneider Electric.

Para entregar essa transformação, a Schneider Electric aproveita o conhecimento de seu setor de Energy Sustainability Services, consultando equipes, a partir de uma estratégia com parceiros para cumprir sua ambição de eficiência energética e fontes renováveis.

Schneider Electric se torna membro da Câmara Regional do Conselho Mundial de Construção Sustentável na Ásia-Pacífico

“Estou muito orgulhoso de fazer parte da diretoria do Conselho Mundial de Construção Sustentável na câmara da região Ásia-Pacífico. Nós apoiamos a ambição do WorldGBC de transformar o ambiente da construção o tornando saudável, energeticamente eficiente e mais sustentável. Os edifícios têm grande potencial de ajudar a diminuir a emissão global de CO2, com o futuro em mente para desenhar os novos empreendimentos e modernizar o material de construção existente,” comenta Tommy Leong, President, East Asia & Japan da Schneider Electric.

Um olhar mais atento sobre os edifícios zero carbono da Schneider Electric: China, México e Espanha em destaque

A fábrica SEMW, localizada em Wuham, na China, é um dos cases de sucesso da Schneider Electric de Smart Factories. Desde de janeiro de 2019, a fábrica SEMW opera com zero emissão de carbono, e é totalmente alimentada por energia renovável. A implantação das soluções EcoStruxure junto com o sistema de gerenciamento de energia ISO 50001, permitiu uma economia de energia de 20%. No nível de Edge Control o site utiliza o sistema Power Monitoring Expert para monitorar o consumo e a qualidade da energia. No nível de Apps&Analytics, o uso de energia é consolidado pelo Resource Advisor com outros sites na China para avaliação comparativa e monitoramento de desempenho. Uma nova capacidade de absorção de energia solar de 980kWc foi comissionada em 2018.

No México, a Monterrey P2 Factory opera com zero emissão de carbono, desde abril de 2019, com abastecimento de energia renovável off-site. Localizada em um amplo centro industrial e de negócios de Monterrey, a P2 Factory produz transformadores ventilados para o mercado nacional e internacional.

A planta ganhou duas vezes o certificado de Performance Superior de Energia do Departamento de Energia dos EUA, com melhoria verificada de performance de energia de 9.5% e 3.4%, respectivamente. Para alcançar a melhora de performance, a P2 utiliza as soluções da Schneider Electric, como um conjunto de produtos e soluções EcoStruxure, incluindo medidores de energia, controles industriais, inversores de frequência variável, Power Monitoring Expert e Resource Advisor.

Os Serviços de Energia e Sustentabilidade administraram e gerenciaram o projeto de fornecimento de energia eólica para sete fábricas no México, incluindo Tlaxcala e Monterrey P2.

Nos arredores de Barcelona, o centro de logística de San BOI é um dos modelos de logística da Schneider Electric na Europa. Entrega produtos em toda zona ibérica, África, Oriente Médio e América do Sul. Utilizam energia de tecnologias conectadas, como AGV (veículo guiado automaticamente) para a preparação de pedidos e realidade virtual para treinamento dos operadores.

No campo da otimização de energia, o site conta com certificado ISO 50001 e arquitetura EcoStruxure da Schneider Electric para controlar seu consumo. Esse controle gera redução de gasto de energia ano após ano, o que permitiu que o restante da energia consumida fosse fornecida pela produção local de eletricidade fotovoltaica complementada pela compra de eletricidade renovável da rede. O telhado com placas fotovoltaicas cobre 44,500 m² e produz 1,500,000 kWh/ano. Nos próximos meses San BOI irá implantar o sistema Smart LED, que reduzirá o consumo de luz em 85%.

Contato:
Schneider Electric
(11) 3468-5800
https://www.se.com/br/pt/