Equilíbrio áureo da flor de lótus inspira arquitetura de novo condomínio assinado pelo Stemmer Rodrigues na praia de Atlântida

Stemmer Rodrigues com curvas leves e fluídas

O escritório Stemmer Rodrigues abre 2022 assinando o projeto de um novo empreendimento condominial em Xangri-lá, no litoral gaúcho, com 166 lotes. A aposta na força arquitetônica como estratégia para aceleração de venda quebra um paradigma de mercado no litoral sul.

A flor de lótus é a origem conceitual dos traços arquitetônicos elegantes e harmônicos, batizando o empreendimento e reconfigurando a interação das pessoas e das edificações no microespaços urbano planejado.

Stemmer Rodrigues com curvas leves e fluídas

Uma ilha em um lago artificial recebe todas as áreas de convívio e é dela que brotam lajes curvas protendidas, passarelas e edificações inspiradas em pétalas que se espelham na água. Como uma flor de lótus, a impressão biofílica propõe uma arquitetura que se mimetiza à natureza e impacta pela simplicidade.

Já na entrada do condomínio, o pórtico moldado em concreto aparente empresta a forma orgânica de uma semi-pétala. As curvas leves e fluídas seguem para as edificações que recebem salões de festas, áreas desportivas e de lazer, além da piscina aquecida com borda infinita.

Stemmer Rodrigues com curvas leves e fluídas

A consagrada Casa do Baile de Niemeyer, projetada em Belo Horizonte em 1943, é uma referência modernista para o uso de amplos ambientes e elementos naturais em estado puro, fortalecendo a relação entre interno e externo e a experiência perene e atemporal do espaço.

É também a partir da ilha que se organizam os lotes – e, portanto, todas as futuras casas – oferecendo uma experiência de caminhabilidade e conexão inéditas na região. Visto de cima, o condomínio ilustra a metáfora de uma flor que desabrocha – a partir dos telhados e volumes centrais circulares das áreas comuns – e se ramifica – nas passarelas suspensas, pontes, calçadas e ruas que conectam todas as moradias.

Stemmer Rodrigues com curvas leves e fluídas

“O projeto leva as pessoas a uma experiência que preza pela tranquilidade, sempre cercados pela água e pela natureza, sem perder a dimensão da importância de conceber espaços que sejam funcionais e belos para se estar no dia a dia”, destaca o arquiteto diretor executivo da marca, Paulo Henrique Rodrigues.

Ficha:
Projeto: Condomínio Lótus
Arquitetura: Stemmer Rodrigues / @stemmerrodrigues
Incorporação: Wagerpar Urbanismo
Localização: Praia de Atlântida, Xangrilá/RS
Ano: 2021

Contato:
Stemmer Rodrigues
(51) 3334-3818 / (51) 996-088-483
https://stemmerrodrigues.com.br

 

#StemmerRodrigues