Estudio Guto Requena cria projeto em realidade aumentada de memorial em homenagem às vítimas do Covid-19
A pandemia trouxe inúmeros desafios globais a serem enfrentados coletivamente e as respostas de enfrentamento e resiliência podem ir muito além das áreas da saúde pública, economia e política, de forma que pensadores e profissionais relacionados à criatividade, humanidades e design se esforçam para construir narrativas afetivas, sensíveis e empáticas para manter a união pulsando na coletividade.
Diante dessa premissa, O Estudio Guto Requena, fundado pelo designer e arquiteto homônimo, criou o Memorial Covid-19 em realidade aumentada em homenagem às vítimas do Covid-19.
O projeto faz parte do Núcleo Juntxs do Estudio – Laboratório para Estudos de Empatia, Design e Tecnologia, em que concebem instalações imersivas e experiências interativas.
O projeto conceitual para o Memorial Covid-19 representa de maneira onírica cada vítima como uma borboleta. A partir de um aplicativo, cada pessoa poderá́ prestar sua homenagem e criar uma borboleta simbolizando uma pessoa querida que faleceu vítima do Covid-19.
O app permitirá a visualização das borboletas, por meio da tela do celular, em um espaço de imersão em Realidade Aumentada, delimitado por dois bancos semi- circulares.
A realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que projeta extensões imagéticas, geradas e renderizadas em computadores à realidade física através de um dispositivo. AR amplia o mundo físico adicionando a ele layers digitais.
“Os memoriais são, por definição, espaços que ativam a memória e que simbolizam respeitosamente um contexto atravessado pela humanidade, de forma a gerar uma reflexão social sobre o que foi experiência coletivamente. O Memorial Covid-19 foi pensando para prestar homenagem em memória daqueles que estarão sempre presentes, belos, coloridos e tranquilos dentro de nós”, explica Guto Requena.
Contato:
Guto Requena Estúdio
(11) 3081 2974
https://gutorequena.com/