A proposta é mostrar que a sustentabilidade é muito mais simples e próxima do que se imagina

Vinicius Longato assina projeto sustentável

Um grupo de marcas brasileiras, lideradas pela Sol Copérnico, empresa de fornecimento de energia solar, montou um apartamento, na zona nobre de São Paulo, totalmente sustentável.

O projeto tem a assinatura do arquiteto Vinicius Longato que ainda traz fotografias também de sua autoria dos quatro elementos da natureza em ambientes pelos quatro cantos do país, resgatando a brasilidade e a sustentabilidade regional.

“Nossa ideia é que as pessoas possam perceber que com pequenos gestos e fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance, podemos mudar muito. Criamos por exemplo a lista dos top 5 de maior consumo elétrico, para que as pessoas tenham conhecimento e possam fazer um uso consciente. Quando você ligar o ar-condicionado por exemplo, que está disponível no apartamento, há uma informação de que ele consome 6,5 vezes mais que o ventilador, também instalado. O objetivo é que o morador possa optar pelo uso que julgar mais importante e vá dosando isso no dia a dia”, diz Daniela Robledo, diretora de comunicação da SOL e criadora da ideia.

Vinicius Longato assina projeto sustentável

O apê foi todo equipado com eletrodomésticos que consomem menos energia; linhas de móveis produzidas a partir de madeira de reflorestamento, além de colchão e tecidos feitos de materiais reciclados e reaproveitados. Lixo com coleta seletiva, chuveiros e descargas que usam água de forma econômica também foram instalados. Tudo pensado em gerar o menor impacto possível para o meio-ambiente.

Além disso, o Apartamento SOL Modelo Sustentável – São Paulo conta com uma usina de autoconsumo, gerando sua própria energia através de um kit de placas voltaicas da SOL Copérnico. A geração e o consumo da energia 100% limpa para o Planeta podem ser acompanhados pelo morador através de um tablet que traduz todo o comportamento da geração de energia solar.

A Etna entrou com sua linha de móveis feita de madeira de reflorestamento revestidos com tecidos EcoSimple, todos disponíveis no seu catálogo.

O quarto tem cama Euro Colchões, 100% feita de materiais reaproveitados, da sua linha EcoMind. Com fibra REPREVE, a maior empresa do mundo em fabricação de fibras recicladas de alta qualidade para tecido, o colchão é todo feito ainda de garrafas PET resgatadas da costa dos oceanos, o molejo é feito de aço reciclado e a cola não possui solventes.

A máquina Nespresso tem Sistema Vertuo, uma linha feita com menos plástico, como alternativa para a redução na sua geração de resíduos e pegada poluente, visando atingir a meta de alcançar a neutralidade em carbono.

A TV é de uma nova linha da Samsung, que consome menos energia. O controle de TV O SolarCell é feito com 28% de plástico reciclado e tem uma vida útil de sete anos, período em que se pode evitar o descarte de 99 milhões de pilhas AA, uma vez que é alimentado por energia solar.

O grande diferencial na sala é o lounge da FOM, de puffs e almofadas feitos com tecido sustentável proveniente de aparas de algodão e fibras recicláveis. Esses e todos os produtos da marca vêm sendo fabricados, desde o último mês, com energia solar.

O apartamento, lançado em dezembro 2021, fica temporariamente em estilo pop up. Neste primeiro momento, formadores de opinião, influenciadores e artistas serão convidados a uma experiência como moradores na unidade em Pinheiros.

“Nada melhor que convidar as pessoas para viver na pele os benefícios de morar desse novo jeito. Os influenciadores vão ajudar a espalhar a ideia, compartilhando sua experiência com todo mundo”, diz Daniela. A ideia é que o projeto viaje por todo o país, sendo adequado a cada região, de acordo com a cultura local.

Ficha:
Apartamento SOL Modelo Sustentável
Criação: Daniela Robledo
Arquitetura: Lus estudio / @longatov
Fotografia: João Moura

Especificação:
Sol Copérnico / @sejasol
Etna / @etnaoficial
Euro Colchões / @eurocolchoes
Fibra Repreve / @repreve
Nespresso / @nespresso.br
Samsung / @samsungbrasil
FOM / @fombr

Contatos:
SOL Copérnico
(11) 2626-3932
https://www.copernico.com.br/

Lus Estúdio
(11) 941-451-987
https://brlus.com.br

 

#LusEstúdio