Lâmpadas não homologadas pelo Inmetro podem ser sinônimo de prejuízo.

LED não certificado: o barato pode sair caro

As vantagens das lâmpadas de LED todo o mundo já conhece. Mais econômicas, duradouras e sustentáveis, elas são consideradas hoje o futuro da iluminação. No Brasil, a maioria das lâmpadas com essa tecnologia são homologadas pelo Inmetro, que garante a sua qualidade, eficiência e segurança. Desde o fim do ano passado todas devem passar por testes para serem vendidas.

Entre os testes realizados pelo Inmetro para garantir a qualidade das lâmpadas, estão o fluxo luminoso, a potência e a eficiência luminosa. “Já o LED vindo direto da China ou do Paraguai, por exemplo, não é inspecionado. Entre os problemas que ele pode apresentar estão a coloração diferente e a abertura de facho distinta. A durabilidade também pode não ser a mesma de uma lâmpada homologada”, afirma a sócia da Luna Luce Iluminação, Daniele Bagatoli, que é pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores.

A eficiência luminosa é uma das questões mais importantes a se atentar. “Nas lâmpadas de LED a eficiência luminosa é calculada com a equação fluxo luminoso por watts. Quanto maior o resultado, maior a eficiência da lâmpada (lm/W). Naquelas que são certificadas esse dado vem em destaque na embalagem. Um projeto inteiro iluminado com LED não homologado, pode não ter a mesma economia de energia elétrica que um projeto com LED certificado”, comenta.

Outro ponto a salientar é a garantia. Uma das vantagens das lâmpadas de LED homologadas é a sua garantia de um a dois anos, dependendo do fabricante. Caso venham a apresentar problemas durante esse período elas podem ser trocadas. “E não podemos deixar de mencionar a segurança. As lâmpadas certificadas possuem uma boa dissipação de calor, o que evita problemas. Já as não testadas não há como saber se são seguras”, ressalta a especialista.

Na hora de substituir as lâmpadas por versões em LED é preciso não apenas procurar opções certificadas, mas também procurar uma loja especializada em iluminação. “Desta forma, o consumidor pode, além de comprar produtos de procedência e qualidade, tirar dúvidas e indicar as melhores opções para o projeto em questão, seja residencial ou comercial”, finaliza Daniele.

Serviço:
Luna Luce Iluminação
(41) 3085-1177
lunaluce.net.br