Projeto do escritório AM2 Arquitetura para residência S&C, conta com 2 alas distintas e um convite ao descanso e contemplação

AM2 rústico e confortávelCom o desejo de um espaço rústico e confortável que proporcionasse a família a oportunidade de contemplar toda a natureza que os rodeia a AM2 Arquitetura concebeu esse projeto no Sítio das Lages, localizado a pouco mais de 40 Km de São Paulo, no município de Vargem Grande Paulista.

A residência S&C conta com 2 alas distintas, porém interligadas por um caminho de blocos permeáveis que desenham muito bem a implantação do conjunto.

AM2 rústico e confortável Na primeira ala temos a residência principal com todo o programa almejado por seus proprietários, tais como 3 suítes, home office, uma sala com exuberante pé-direito interligada a cozinha.

A característica marcante dessa ala foi o fácil acesso a todos os cômodos, dotados por amplas portas que não só facilitam a comunicação visual com o exterior, rico em vegetação, mas servem para permitir que a ventilação cruzada que proporciona o arrefecimento dos ambientes.

AM2 rústico e confortável Outro ponto que enriquece a planta da construção principal foi a ausência de corredores, fator esse que transforma todos os locais da casa em áreas utilizáveis e não simples pontos de passagem.

Na segunda ala a interação com a mata é evidente. “É muito gostoso abrir as portas do salão e descansar nesse deck, os pequenos saguis se alimentam na sua mão” reforça o Arquiteto Alessandro Malara.

Na escolha dos materiais, o rústico foi a “vedete”, utilizando de sobremaneira elementos naturais tais como madeira de reflorestamento certificada, detalhes de mobiliários antigos revitalizados e principalmente a alvenaria, executada totalmente em blocos de adobe aparente.

A composição de materiais mais simples que conseguem manter o aconchego típico de uma casa de campo, porém se utilizando de elementos tecnológicos estratégicos vitais para o viver bem transformam a casa em um verdadeiro oásis.

Esse projeto teve a inclusão de energia solar, cisternas que reaproveita a água proveniente das coberturas e passeios e ainda conta com a excelência da inércia térmica proporcionada pela alvenaria utilizada, fator esse que tornou desnecessária a utilização de qualquer sistema de ar-condicionado ou mesmo de aquecedores.

Quanto a estética proporcionada pelo projeto, as cores terrosas do adobe ganham ainda mais charme quando a iluminação mesclada entre clores claras e alaranjadas formam uma composição harmônica de todo o ambiente.

“Trabalhar com elementos simples e puros, sem esquecer das virtudes da tecnologia e o conforto que ela nos proporciona faz com que essa construção atenda de sobremaneira as necessidades de seus moradores, o que mais um refugio pode ser?” finaliza o arquiteto Alessandro Malara.

Ficha Técnica
Equipe: Alessandro Malara Manso e Rony Manso Kelbert Lucas
Arquitetura: AM2 Arquitetura
Projeto Estrutural: DR Projetos
Projeto Hidráulico e Elétrico: DR Projetos
Projeto Luminotécnico: Arquitetura Silvestre / @arquitetura_silvestre
Arquitetura: AM2 Arquitetura / @am2.arquitetura
Área: 300 m²
Fotografia: Alexandre Takashi Hiratsuka / @tk303
Fornecedores: Brizola Móveis / @brizolamoveis

Contato:
AM2 Arquitetura
(11) 4612- 5212
https://www.am2arquitetura.com

 

#AM2Arquitetura