Studio BR une branding e mobilidade em nova sede da Autopass

Sede da Autopass pelo Studio BR

Como traduzir a identidade de uma empresa especializada em tecnologia, soluções e serviços associados à mobilidade urbana em um espaço físico? O desafio da Studio BR culminou em um projeto dinâmico e que promove a sinergia e o engajamento entre as equipes da Autopass – que presta serviço para milhões de paulistanos diariamente, com as 9 milhões de unidades do cartão BOM – bilhete único da Região Metropolitana de São Paulo.

Especialista em branding aplicado à arquitetura, a Studio BR trabalhou a quatro mãos junto às equipes da Autopass, realizando entrevistas com gestores para levantar as necessidades essenciais ao melhor desempenho das atividades de cada setor interno da empresa. E o resultado pode ser visto na nova sede de 1.200 m² da empresa.

WORKXPERIENCE: tipologia espacial e novo ambiente – Um escritório serve para trabalhar, mas cada colaborador ou equipe desempenha esse papel de uma maneira. Antes de colocar o projeto em prática, o time de arquitetos mapeou as atividades principais e dinâmicas de cada setor. “Esse processo é importante para que chegássemos às tipologias espaciais ideais a serem aplicadas no espaço. Através da aplicação da metodologia WORKXPERIENCE, as pesquisas realizadas conduziram a cinco tipologias espaciais necessárias às dinâmicas da empresa: Flexdesk, Elementos dinâmicos, Booths, Refúgios e Flex Rooms”, explica Bruna de Lucca, Diretora de Projetos da Studio BR.

Assim, foi possível traduzir o conceito de Workxperience em resultados práticos que transformam o ambiente corporativo em um espaço de convivência agradável e apto para realizar as tarefas do dia-a-dia sem esquecer o bem estar do funcionário. Ao invés de uma grande sala, o novo projeto inovou em subdividir em quatro tipologias – permitindo que seis dinâmicas ocorram simultaneamente em uma área antes destinada a um único uso por uma única equipe.

Antes da reforma, os colaboradores se dividiam em quatro andares distintos na sede antiga e agora vivenciam um novo escritório horizontalizado. “O novo endereço integrou a diretoria da Autopass ao staff, incluindo uma posição para o Presidente da empresa, em local aberto e em meio às estações de colaboradores”, aponta Bruna.

Comunicações: Integração, criatividade e foco – Nos valores de diversas companhias está escrito que a comunicação e a criatividade são valorizadas, mas como essas competências são incentivadas na prática é a verdadeira questão. Na Autopass, a Studio BR inseriu elementos dinâmicos no formato de lousas compostas por elementos vazados e outras lousas aplicadas diretamente às paredes através de resinas que permitem que os colaboradores expressem suas ideias e interajam em qualquer ponto do novo escritório.

Além disso, a comunicação também exige silêncio – para pensar, para focar, ou para realizar ligações ou reuniões à distância – por isso, a equipe de arquitetos projetou refúgios para que os funcionários possam trabalhar em silêncio sempre que necessário. Por outro lado, também foram criados espaços de convivência que serão aproveitados para o entrosamento dos funcionários, descompressão ou mesmo reuniões informais que, muitas vezes, geram resultados surpreendentes e novas ideias.

Faz parte da comunicação também, a mensagem que o espaço passa aos ocupantes. Nesse sentido, muito mais que a implantação das tipologias citadas, a Studio BR desenvolveu, através de agência interna, comunicação visual estratégica que imprime a inovação e modernidade que faz parte do core business da Autopass com detalhes urbanos, como o mapa do metroviário de São Paulo e paredes que evocam o clima dos terminais de transportes urbanos do mundo inteiro.

Para a Autopass, o principal objetivo do projeto foi vincular os espaços/ambientes da nova sede aos 5 valores da empresa que são: pessoas e clientes, agilidade, comprometimento, simplicidade e criatividade.”Toda essa transformação de ambiente está também relacionada ao novo momento da Autopass que vem inovando no desenvolvimento de novas parcerias que vão além da bilhetagem eletrônica”, explica Aline Karam, Superintendente de Gente e Gestão.

Contato:
Studio BR
(11) 2639-3095
http://studiobrarquitetura.com/