Arquiteto Ricardo Nunes, sócio do escritório Casa 3 Arquitetura, fala sobre a utilização de divisórias nos escritórios

 

Manter um escritório organizado é fundamental para o rendimento do trabalho e pode causar uma boa impressão aos clientes. A utilização de divisórias nos ambientes corporativos, dentro do conceito de um escritório compartimentado, torna esta organização bem visível. As divisórias facilitam a distribuição do espaço, tiram de evidência áreas menos favoráveis e ainda contribuem para a criação de ambientes privados dentro da empresa.

O arquiteto Ricardo Nunes, especialista em arquitetura corporativa e sócio do escritório Casa 3 Arquitetura, comenta que existem divisórias de vários tipos que ajudam a deixar o ambiente de trabalho mais organizado e harmonioso.

“Há divisórias baixas, que são boas para formar baias de trabalho e mantém o ambiente mais aberto, possibilitando a interação entre os funcionários ou uma relativa privacidade quando eles necessitarem de concentração. Já as divisórias altas funcionam bem para dividir o espaço formando ambientes completamente privados, como salas de reunião ou para a diretoria, por exemplo”.

Ricardo comenta ainda que o material das divisórias também deve ser levado em conta ao se pensar sobre seu uso e sua instalação no ambiente corporativo. “Divisórias de vidro, por exemplo, ainda permitem que as pessoas se comuniquem e mantêm a amplitude visual do espaço, mas reduzem a privacidade quando utilizadas sem persianas ou películas”.

Já divisórias de materiais translúcidos ou opacos são aconselhadas quando se pretende dar privacidade a ambientes tradicionalmente pouco arrumados, como depósitos e arquivos. “A principal vantagem das divisórias é que elas costumam ser versáteis e podem ser realocadas conforme novas necessidades na empresa forem surgindo”, comenta o arquiteto.

Em plantas corporativas com grandes áreas, a utilização de divisórias, em muitas empresas, se faz necessária para ordenar os espaços e hierarquizar funções. “Quando pensadas corretamente, as divisórias são perfeitas para embutir cabos e instalar tomadas, deixando as instalações embutidas e o escritório com um visual mais tradicional”, conta Ricardo.

Ele finaliza explicando que ter um projeto personalizado é muito importante para que a utilização de divisórias no escritório seja realmente funcional. “Um profissional de arquitetura saberá identificar o perfil e as necessidades da empresa e criar um projeto inteligente, de forma que o uso de divisórias seja realmente eficiente e se identifique com sua imagem”.

Serviço:
Casa 3 Arquitetura
(21) 3325-1891
http://casa3.com.br