Iluminação, circulação, decoração e vegetação são alguns dos pontos que fazem toda a diferença no espaço.

Décor Simonetto para a varanda

Projeto: Simonetto Londrina

Segundo Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto Móveis Planejados, para a parte gourmet são usados móveis com acréscimo de itens como churrasqueira (carvão, elétrica ou a gás) ou forno de pizza. Para tornar o espaço completo, acopla-se bancada e pia para lavar os utensílios. Os mobiliários mais leves e simples, juntamente aos vasos de plantas e luzes quentes indiretas, trazem aconchego para o local.

“É muito importante pensar na ambientação do cômodo antes de planejar a decoração. Ou seja, se a área recebe sol de manhã ou de tarde, se é aberta ou fechada. Com essas informações, a pessoa vai escolher o mobiliário e a vegetação que se adaptem ao que a varanda oferece”, explica.

Confira dicas para a melhor harmonização:
• Extensão da sala de estar: a grande proposta arquitetônica da varanda é ser uma extensão da sala de estar. Na decoração isso não pode ser diferente. A integração acontece com a combinação de cores ou estilo.
• Iluminação: caprichar na iluminação é muito importante para o melhor aproveitamento do espaço a noite. Alumínio, madeira e inox são materiais de alta durabilidade, essenciais por serem mais resistentes a chuvas, ventos e iluminação natural.
• Decoração: peças de artesanato, almofadas, luminárias e quadros fazem toda a diferença. Se a ideia é deixar o ambiente mais alegre, a aposta deve ser feita em cores vibrantes. Para um estilo clean, as cores frias dão esse efeito. A versatilidade da varanda também permite a sua tematização, a criatividade pode correr solta.
• Circulação: quanto mais objetos acrescentar, mais difícil será a circulação no espaço, principalmente na área central. Usar os cantos, móveis com compartimentos ou prateleiras para guardar os utensílios domésticos é a melhor escolha.
• Multifuncional: móveis leves e compactos são ótimas opções, como bancos e pufes. Desta forma, o espaço estará pronto para qualquer ocasião, desde reuniões até festas de aniversários.
• Vegetação: cultivar uma horta na varanda pode trazer um charme para a varanda. Outra sugestão é um jardim suspenso, seja com o uso de prateleiras ou armações.

Serviço:
Simonetto
(46) 3547-8888
simonetto.com.br