A arquiteta Leila Dionizios mostra a estratégia para decorar banheiros pequenos

Hoje em dia, todos os cômodos da casa parecem estar menores, inclusive o banheiro. Mas isso não significa que sua decoração precisa ser deixada de lado. Decorar um banheiro pequeno pode ser um desafio, mas não é impossível.

“Para decorar um banheiro, seja ele de qualquer tamanho, precisamos começar pelos revestimentos, louças e metais. Esses são os elementos principais de qualquer banheiro e precisam ser escolhidos com cuidado”, comenta a arquiteta Leila Dionizios. “Como o banheiro não recebe muitos itens decorativos, esses elementos ajudam no visual do espaço”.

“Uma boa estratégia é utilizar revestimentos e peças claras, que ajudam a ampliar visualmente o cômodo e refletir a luz. Assim o banheiro não parecerá tão pequeno. Para dar personalidade ao espaço com cores, pode-se investir em alguns detalhes em pastilhas ou, ainda, em toalhas bem coloridas”, conta a arquiteta.

Os metais também ajudam a dar mais personalidade ao espaço. “Hoje em dia existem metais para banheiros de designs muito bonitos e inusitados, que deixam o espaço com uma aparência mais moderna. Além disso, os metais não ocupam muito espaço, o que é ótimo para quem tem um banheiro pequeno”, afirma Leila.

É importante investir em um material de boa qualidade, para que ele mantenha sua boa aparência durante bastante tempo, evitando a necessidade de trocas ou novas reformas.

Outro item importante para a decoração de um banheiro pequeno é o espelho. “O espelho também contribui para ampliar visualmente o cômodo, além de duplicar a iluminação”, conta Leila. Ao escolher um espelho para o banheiro é importante adquirir uma peça própria para este tipo de cômodo, que é mais úmido.

Se houver espaço, também vale a pena investir em um pequeno móvel para colocar em um local estratégico, como embaixo da pia. “É importante que o móvel escolhido para o banheiro seja próprio para ambientes úmidos. É possível encontrar móveis prontos para banheiro, com tratamento impermeabilizante. No entanto, um móvel sob medida vai aproveitar muito melhor o espaço”, afirma a arquiteta.

Por fim, para valorizar ainda mais o ambiente, uma iluminação eficiente é fundamental. “Geralmente, os banheiros tem um ponto de iluminação central, que não é suficiente. Ter uma luz sobre a pia é fundamental. Para dar um charme especial ao espaço, também é possível acrescentar um ponto de luz ao box”, conta Leila, que indica a utilização de lâmpadas de LED, que são econômicas e nãos esquentam o ambiente.

Serviço:
Leila Dionizios Arquitetura
(21) 2025-2106
www.leiladionizio.com.br