A designer de interiores Priscila Mileke dá dicas para criar um ambiente funcional, com espaço para todos os utensílios e eletrodomésticos, em uma área reduzida

A cozinha é um dos cômodos mais funcionais de uma residência. Nela é preciso ter espaço para pia, geladeira, fogão e outros eletrodomésticos, para os utensílios que serão utilizados no preparo dos alimentos, e uma boa circulação para a execução das tarefas.

Porém, em imóveis de metragem inferior a 70 metros quadrados, inserir todos esses itens no ambiente parece uma meta inalcançável. Para a designer de interiores Priscila Mileke, da Primacía – Projeto e Execução, projetar uma cozinha funcional em um espaço pequeno é uma tarefa difícil, mas não impossível. Em imóveis com este perfil, ela costuma utilizar as seguintes estratégias:

Otimização dos espaços – Móveis planejados são imprescindíveis para este tipo de ambiente, porque eles permitem que cada espaço seja aproveitado. “Armários de canto, por exemplo, que costumam ter um acesso difícil, podem ser utilizados do lado oposto para inserir uma adega ou um nicho”, comenta a designer. Outra solução é projetar cristaleiras com profundidade pequena para guardar copos e taças, pois não ocupam espaço e resolvem o problema do armazenamento destes objetos.

Retirar paredes – As cozinhas fechadas aparentam ser ainda menores, por isso, uma opção é retirar uma das paredes e substituir por uma bancada, trazendo integração com o ambiente ao lado e amplitude para o espaço. Com o formato em “U” é possível ter bastante espaço para inserir os eletros e guardar os objetos.

Camuflar os “elefantes brancos” – Uma torre de eletrodomésticos em um ambiente pequeno se torna um elemento grande e chamativo. “Para eliminar visualmente esses ‘elefantes brancos’, costumo revestir com espelhos, pois refletem o que está a volta e escondem o móvel”, revela Priscila.

Nestes projetos, o auxílio de um profissional do ramo é de extrema importância, tendo em vista sua experiência com espaços pequenos e soluções para que o ambiente seja funcional, agradável e ganhe o status de área social da casa.

Serviço:
Primacía – Projeto e Execução
(41) 3524-6881
http://www.primaciaprojetos.com.br