Em busca de decorações ousadas e luxo, profissionais apostam em tons de cinza, marrom e, claro, no preto para projetos de banheiros

Na década de 80, não era incomum que as casas contassem com pitorescos banheiros coloridos. Louças azuis e azulejos cor de rosa eram o luxo da época. Nas décadas seguintes, o que se viu, porém, foi um “desbotamento” deste ambiente. Louças e revestimentos brancos ou, no máximo, creme passaram  a ser presença garantida nestes ambientes, por transmitirem uma ideia de limpeza e higiene. Agora, observamos um novo movimento que vem dando outros tons aos banheiros. De preferência, tons escuros.

A arquiteta Ivana Seabra e a designer de interiores Laura Santos concordam que esta mudança se deve ao fato de os banheiros estarem ganhando mais atenção na hora de decorar a casa.  “Antes não se existia esse hábito de decorar o banheiro. Agora, é uma tendência dedicar a este ambiente o mesmo cuidado de uma sala ou um quarto. Com essa proposta, aposta-se em novas cores, texturas e elementos decorativos, de modo a deixar o banheiro coerente com o restante da casa”, analisam.

Em um projeto que realizaram em parceria, as profissionais apostaram em revestimentos cinza e marrom e em bacia e cuba pretas.

“Trata-se do projeto de um banheiro contemporâneo, urbano e clássico, mas também com um toque de barroco. No lado que tinha uma vista para uma paisagem verde, apostamos num revestimento de carpaccio marrom, que remete à terra. Já para o interior, mais urbano e contemporâneo, destacamos o preto e o cinza”, explicam. O resultado é um ambiente harmônico e luxuoso.

O luxo, aliás, é uma característica inerente aos revestimentos mais escuros. “Por isso, uma escolha frequente para projetos de banheiros luxuosos são as pedras naturais escuras.

Afinal, as pedras também estão associadas a essa ideia de sofisticação”, observa Fátima Baracho, proprietária da marmoraria Baracho Pedras.

Ainda segundo ela, opções não faltam para quem busca este tipo de resultado. “O Marrom Bahia e  Marrom Tabaco são dois granitos escuros com toques de veios dourados que deixam os espaços extremamente requintados. Os tons escuros, por si só, já proporcionam um ar mais elegante aos ambientes e com esse toque natural dourado dessa pedra o luxo fica ainda mais evidente.  Os mármores importados – como o Imperador Dark, Nero Marquino (que é preto com veios brancos) e Nero Portoro – também tem grande saída para esse tipo de projeto onde o luxo fala mais alto”, enumera.

Laura e Ivana arremetam: “Apostar em banheiros com revestimentos escuros é Proporcionar mais requinte, diferenciação e sofisticação”.| BarachoPedras

 

 

Luxo: escuro é aposta