Os motores aplicados aos projetos de biogás na vinhaça foram os destaques no evento.

Sotreq mostrou inovação dos geradores a biogás na Fenasucro

A Sotreq mostrou as vantagens da inovação trazida pelos geradores a biogás durante a Fenasucro & Agrocana, principal evento de bioenergia do país, que aconteceu em  agosto no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, interior de SP.

“Este segmento sucroenergético tem um enorme potencial com a conversão da vinhaça em biogás e, consequentemente, produção de energia elétrica, onde temos um portfólio de motores que serão aplicados nos projetos. Temos certeza que esta é uma tendência e o que hoje é visto como inovação, muito em breve se transformará num mercado significativo”, afirma Lucas Monteiro, gerente comercial da Sotreq.

Vinhaça e energia
A vinhaça é o resíduo pastoso que sobra do processamento da cana para a produção do etanol – a estimativa é de 12 litros de vinhaça para cada litro de etanol produzido, ou seja, uma matéria-prima preciosa para a produção de energia limpa e renovável. A Sotreq, revendedora principal da Caterpillar no Brasil, já tem o know-how e é pioneira nesta inovação em aterros sanitários, com o aproveitamento adequado do gás metano gerado pelo lixo: construiu e operou as plantas dos aterros Bandeirantes (22MWe) e São João (25,6MWe).

“Chave na mão”
A solução energética oferecida é completa. “A Sotreq, que conta com um departamento de engenharia dedicado à energia, oferece o pacote ‘chave na mão’ do sistema de geração de energia, ou seja, com o biogás produzido e entregue, podemos fazer todo o restante da usina térmica (geradores a biogás, equipamentos e serviços relacionados)”, garante Lucas.

Outra vantagem para o cliente, lembra o gerente, é a grande estrutura de suporte ao produto que a Sotreq dispõe, com mais de 40 filiais espalhadas pelo Brasil, onde o cliente terá sempre um ponto de contato muito próximo de sua localidade. Lucas enfatiza que, para este tipo de tecnologia, ter uma empresa com estrutura dedicada, oficinas de reparo e armazenamento de peças no Brasil são grandes diferenciais para o setor.

Serviço:
Sotreq
tel.: 3003-1920 (capitais) 0800 940 1920
sotreq.com.br