A arquiteta Mariana Novaes, fundadora do estúdio mineiro Atiaîa Design, receberá a premiação internacional no dia 3 de maio, em Londres

Mariana Novaes premiada no 40under40 Lighting

Mariana Novaes e o Ateliê Wäls

A arquiteta, urbanista e lighting designer Mariana Novaes, fundadora da Atiaîa Design, foi a única profissional atuante na América Latina a vencer o prêmio 40under40 Lighting Class of 2018, que acaba de destacar os quarenta jovens mais talentosos e promissores da atualidade, de até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo.

Aos 37 anos, Mariana foi selecionada entre mais de 350 indicados, juntamente com outros 22 homens e 17 mulheres de 12 países diferentes. Os designers receberão seus troféus antes da palestra de James Carpenter, arquiteto e designer reconhecido mundialmente, na prestigiosa cerimônia de entrega do Lighting Design Awards, no dia 3 de maio, no London Hilton Park Lane.

Os premiados foram destacados pelo conjunto da obra, pela construção de suas trajetórias até o momento, e não por um projeto específico. A nomeação ao prêmio é necessariamente feita por indicação e a seleção se completa com um júri, nesta edição formado pela atual Lighting Designer do Ano Suzanne Tillotson, pelo premiado e renomado designer escandinavo Kai Piipo, pelo líder de soluções de iluminação da Osram UK Jason Vaughan, além da editora e diretor da Revista Lighting Magazine, respectivamente Jill Entwistle e Ray Malony.

O 40under40 Lighting – em associação com a marca global de iluminação Osram – foi criado em 2016 para comemorar os 40 anos do Lighting Design Awards, como uma oportunidade de reconhecimento e celebração de talentos emergentes pela indústria de iluminação. No site oficial, o presidente do júri 40under40, Ray Malony, disse que as conquistas desses jovens selecionados – sejam elas criativas, acadêmicas ou humanitárias – são fenomenais e, por isso, a equipe ficou incrivelmente impressionada. “A seleção deste ano é verdadeiramente notável e está pronta para dar uma contribuição enorme. O mercado está em boas mãos para o futuro”, afirmou.

“Luz é vida. O projeto iluminação traz vida para as pessoas que circulam ou permanecem em qualquer espaço. Estimula nossos sentidos, valoriza e cuida das experiências visual e espacial. Deve ser feito para o nosso bem-estar, além de auxiliar na realização de nossas atividades. É definido como arte e ciência – arte porque cuida de aspectos estéticos, qualitativos e subjetivos; ciência porque é também funcional e prático, investiga o espaço, as necessidades das pessoas, diferentes tecnologias e técnicas para serem empregadas de forma multi e interdisciplinar”, acredita Mariana.

O principal diferencial da Atiaîa, segundo ela, é “o cuidado no olhar para cada detalhe e um envolvimento comprometido com o arquiteto, o cliente, a construtora, os instaladores, os fornecedores. Iluminação agrega valor não só à arquitetura, mas ao empreendimento e a todos os projetos complementares. Só assim podemos desenvolver conceitos e buscar soluções acertadas”, diz. “A minha preocupação não é o design pelo design, mas sim o design para e pelas pessoas. Sempre me coloco no lugar de quem usa o espaço, e busco entender qual mensagem deve ser passada”, completa.

Mais um prêmio – Representando a Atiaîa Design, Mariana receberá o 16º Prêmio IMEC Fornecedores Destaques da Construção Civil, na categoria “Prestadores de Serviço – Lighting Designer”, edição 2018. Promovido pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil, homenageia pequenas, médias e grandes empresas mineiras por suas atuações e pela qualidade e experiência em prestação de serviços. A cerimônia de premiação será realizada em 17 de maio, em Belo Horizonte.

Outra conquista deste ano – Vale destacar ainda que a Atiaîa Design desenvolveu o projeto de iluminação do Ateliê Wäls, criação do escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados. A GPA&A acaba de ser agraciada por um dos mais importantes prêmios mundiais de arquitetura comercial, o Prix Versailles 2018. Realizado pela União Internacional dos Arquitetos em parceria com a Unesco e a Diversum Association, o prêmio destacou o projeto da cervejaria mineira como o melhor trabalho na categoria restaurantes da região América do Sul, Central e Caribe.

40under40 Lighting: http://lighting-magazine.com/40under40/class-of-2018

Serviço:
Atiaîa Design
(31) 994-248-585
http://www.atiaiadesign.com.br/