Evento de arquitetura e decoração de Salvador ocorre na rua mais antiga do Brasil

Dell Anno em três ambientes na Casas Conceito

Gourmet Marlon Gama / Casas Conceito

A Dell Anno está presente em três ambientes da quinta edição da Mostra Casas Conceito, evento de arquitetura e decoração de Salvador inaugurada no começo de agosto. Com o tema Memórias, a mostra valoriza o endereço desta edição, que ocupa a Rua Chile, considerada a primeira do Brasil, localizada no Centro da capital baiana.

Pensando justamente nesta localização histórica, o escritório Daniela Lopes Interior Design projetou seu living como o ambiente Palacete da Rua Chile. Já Marlon Gama Arquitetura e Ambientação idealizou a cozinha Gourmet como um espaço para receber chefes estrelados. E as arquitetas Fernanda Milcent e Bruna Milcent também levaram o tema da mostra para o quarto Memórias de um Viajante, um ambiente introspectivo e repleto de referências pessoais.

Palacete da Rua Chile

“Quisemos ressaltar esta localização na rua mais antiga e glamorosa do Brasil, frequentada pela burguesia antiga. Surgiu a ideia de representar as fachadas icônicas e personalidades da época, mediante desenhos e referências arquitetônicas dos anos 1930. O estilo clássico repaginado, todo revestido em madeira natural e colunas majestosas, remete à opulência e à sofisticação da época”, enfatiza a designer Daniela Lopes. O efeito é obtido através de painéis, ripados e prateleiras com o acabamento Hygge da Dell Anno, um padrão madeirado clássico e elegante.

O Palacete conta com living, jantar e bar integrados numa área de 80m², situada no primeiro pavimento do prédio. O pé-direito alto contribui para que o ambiente ganhe ainda mais exuberância, com o acabamento se projetando até o teto. O espaço é predominantemente bege, com detalhes em off white e tons de chocolate. Almofadas e boiseries trazem aconchego e unidade ao espaço. O mobiliário é composto por móveis de designers brasileiros, bem como as obras de arte, fotografias, telas e esculturas são assinadas por artistas nacionais.

Gourmet

A cozinha projetada por Marlon Gama mescla elementos da arquitetura rústica e formas orgânicas com elementos industriais e a contemporaneidade do preto. Para obter este efeito, é utilizado o acabamento Baden, tom quase negro de madeirado Dell Anno, com a Lacca Brilho. Destaques de modernidade e praticidade ficam por conta dos acabamentos em curva e também das portas de giro e gavetas feitas com bisotê, que contrastam com a decoração de louças na parede de tijolos aparentes.

“Esse espaço foi idealizado para receber chefes estrelados e todas as pessoas que tenham o dom de transformar comida em arte. Um gourmet que tem em sua essência uma combinação de estilos, como se estivesse misturando em uma mesma receita diferentes temperos exóticos”, conceitua o arquiteto. “Os diferentes elementos juntos caracterizam um espaço livre de julgamentos arquitetônicos, onde a intenção é despertar diferentes emoções, como ao saborear um banquete de novidades”, complementa.

Memórias de um Viajante

“O destino não é só o lugar, mas uma nova forma de ver as coisas.” A partir da frase do escritor Henry Miller, o escritório Milcent Arquitetura propôs um quarto repleto de memórias e referências a lugares, pessoas, emoções, culturas e vivências conectadas a elementos de brasilidade. Para além de um quarto dormir, é um espaço de estar, de onde pode-se contemplar a vista da Baía de Todos os Santos, tomar um chá e ler um bom livro.

Com muitos elementos naturais, os madeirados são privilegiados. A cama é “abraçada” por um arco em Lâmina Natural Freijó Matte Dell Anno, mesmo tom claro utilizado no painel para a televisão. O contraste está no closet, em cinza e preto: a caixaria interna em Ivory e fundo e gavetas em Tresset Noir, uma releitura do couro trançado desenvolvida pela Dell Anno.

“É um quarto pensado para abrigar a intimidade. A arquitetura se mostra fluida e contínua entre os espaços, como uma sequência em movimento. A funcionalidade presente em cada canto forma um conjunto coeso, onde os móveis, com nuances também orgânicas, compõem uma atmosfera acolhedora e sofisticada”, apontam as arquitetas.

Serviço
V Mostra Casas Conceito
Onde: Rua Chile, 17, Centro — Salvador/BA
Visitação: até 1 de outubro, terças a sábados, das 16 às 22h, e domingos, das das 13h às 19h
Ingressos: https://partik.com.br/casas-conceito-2023

Contato:
Dell Anno Atelier
(54) 3455-4444
https://dellanno.com.br