Um projeto que respeitou as características do lote, setorizando os pavimentos de acordo com o uso

AM2 em dialogo com a vegetação local

O projeto assinado pela AM2 Arquitetura partiu de um desejo familiar em possuir um espaço agradável que promovesse o conforto dos mesmos e simultaneamente contribuir como ponto de encontro dos amigos para momentos de confraternização.

O ponto escolhido foi o Condomínio Palos Verdes, no Bairro da Granja Viana, próximo a São Paulo. Tal preferência ocorreu devido a exuberante vegetação local, contribuindo para que a futura residência se tornasse um verdadeiro refúgio para seus proprietários.

“Um dos fatores desafiantes na concepção do projeto foi aproveitar de maneira inteligente o perfil do terreno em aclive sem que isso ocasionasse grandes movimentações de terra, e criar ambientes de grandes aberturas e integrados, mas que ao mesmo tempo mantivessem a privacidade dos moradores”, explica Alessandro Malara, arquiteto e sócio da AM2 Arquitetura.

AM2 em dialogo com a vegetação local

Com esse cenário, partiu-se para um projeto que respeitou as características do lote, setorizando os pavimentos de acordo com o uso. No subsolo, implantou-se a piscina, salão de festas, sauna, vestiários e demais estruturas auxiliares; no térreo toda a área social e de serviços e no pavimento superior, a área intima, com suítes e uma pequena sala de uso familiar.

AM2 em dialogo com a vegetação local

A integração e conexão dos ambientes mantendo a privacidade foi obtida através de generosas portas e janelas voltadas para o fundo do lote, onde se localiza a área verde do condomínio.

Já a fachada primou pela leveza da cor branca e linhas retas, contribuindo com o aspecto ‘clean’ da residência. A obviedade da fachada é rompida pela caixa de vidro que apresenta a escada como um elemento escultórico, ganhando evidência a noite quando iluminada.

AM2 em dialogo com a vegetação local

A residência também contou com alternativas sustentáveis tais como a captação de água pluvial por meio de cisternas e o advento de células fotovoltaicas para aquecimento solar.

Por fim, a grande realização desse projeto é o fato de que apesar de um programa vasto, a residência preserva o aconchego e o respeito pelo entorno que a família sempre priorizou.

AM2 em dialogo com a vegetação local

Ficha:
Equipe: Alessandro Malara Manso – @alessandromalara / Rony Manso Kelbert Lucas – @ronykelbert
Arquitetura: AM2 Arquitetura – @am2.arquitetura
Área: 600 m²
Fotografia: Alexandre Takashi Hiratsuka – @tk303

Especificação:
M3SP Engenharia – Lajes e Painéis Treliçados
Bretton Revestimentos – @brettonrevestimentos

Contato:
AM2 Arquitetura
(11) 4612- 5212
https://www.am2arquitetura.com

#AM2Arquitetura