Nos últimos 30 anos, a iluminação se adaptou de forma surpreendente à arquitetura, trazendo uma nova dimensão para os espaços e criando uma atmosfera única e personalizada

Tecnologia e a relação entre luz e arquitetura

Projeto de iluminação de Duda Senna – Foto: Mariana Orsi

Com a evolução das tecnologias e o surgimento de novos materiais, designers e arquitetos puderam explorar e integrar a iluminação aos projetos de forma mais eficiente e criativa.

Um dos maiores avanços nesse período foi a adoção da iluminação LED, que além de ser mais econômica e sustentável, possibilitou a criação de novas formas de iluminação, como as tiras de LED e as lâmpadas de LED integradas a móveis e objetos decorativos. Isso permitiu que a iluminação pudesse ser utilizada de forma mais versátil e integrada aos ambientes.

Outro avanço importante foi o desenvolvimento de sistemas de automação e controle de iluminação, que permitem o ajuste da intensidade e cor da luz de forma fácil e precisa, proporcionando uma experiência personalizada para cada usuário. A automação também tornou possível a criação de ambientes inteligentes, que podem se adaptar às necessidades dos usuários e ao contexto do espaço.

Além disso, a iluminação se tornou mais integrada aos projetos arquitetônicos, explorando a iluminação de destaque para enfatizar detalhes e acentuar as formas da construção. A iluminação indireta também ganhou espaço, proporcionando uma iluminação mais suave e uniforme, sem causar ofuscamento ou cansaço visual.

A arquiteta Nicole Gomes, uma das proprietárias e responsável por comandar a empresa LABLUZ junto à família, ressalta que a nova etapa abre portas para mais possibilidades no novo modelo de negócio.

“É uma grande realização ver como a LABLUZ foi capaz de acompanhar e impulsionar a evolução da iluminação nos últimos 30 anos, contribuindo para a criação de espaços mais sofisticados e personalizados. Estou animada e motivada para continuar inovando e contribuindo para o desenvolvimento do nosso mercado nos próximos anos”, comenta.

Contato:
LabLuz
(11) 3218-2788
https://www.labluz.com.br