Elementos da natureza no escritório podem reduzir o estresse em 22%

Natureza antiestresse

Pesquisas recentes comprovam a importância de elementos biofílicos no espaço de trabalho, focado na humanização e qualidade de vida dos colaboradores, o escritório de arquitetura Studio BR aplica soluções que reduzem o estresse e aumentam produtividade

O ambiente de trabalho tem um forte impacto na produtividade e no bem-estar emocional dos colaboradores – é o que revela a pesquisa do escritório de arquitetura Studio BR realizada com 1250 profissionais de São Paulo.

Suportado por dados recentemente divulgados por Oxford, os levantamentos realizados pela STUDIO BR confirmaram que os colaboradores que possuem contato visual com a natureza e elementos biofílicos avaliam o espaço de trabalho de forma mais positiva e sentem-se menos estressados. Entre os dados alarmantes divulgados recentemente, registrou-se que trabalhar com vista para elementos da natureza pode reduzir os níveis de estresse em até 22% e aumentar a produtividade em 18%.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu estresse crônico no local de trabalho, ou Síndrome de Burnout, na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022. Além de elementos como carga horária, pressão por resultados e relacionamento interpessoal, a própria arquitetura do escritório pode agravar o problema.

Assim, jardins verticais espalhados pelo ambiente de trabalho, fontes de água e, em alguns casos, vistas livres para janelas e um exterior arborizado, e até mesmo a presença de pets no escritório podem ser ferramentas úteis e efetivas para melhorar o bem-estar dos profissionais.

“Houve uma grande mudança com o entendimento de que o bem-estar dos colaboradores poderia guiar os projetos arquitetônicos e isso já é realidade. Hoje, não existe mais espaço para layouts genéricos, desenvolvemos escritórios de acordo com o método WORKXPERIENCE, que visa a experiência de quem vai ocupar aquele espaço por, no mínimo 8 horas por dia, os colaboradores”, explica Bruna de Lucca, diretora de projetos da Studio BR.

Especializados em arquitetura corporativa, o levantamento realizado ainda indicou que 73% dos profissionais que trabalhavam em escritórios com layouts tradicionais – ou seja, hierarquizados, burocráticos e rígidos – desaprovam o espaço de trabalho em que atuam. Dentre as principais reclamações está a falta de flexibilidade tanto na atuação coletiva quanto na individual.

A mesma pesquisa entrevistou as equipes de Recursos Humanos de empresas que transformaram os escritórios em ambientes mais humanizados, com arquitetura colaborativa, flexível e somados a valorização de elementos naturais – desde a maior preocupação com a incidência de luz solar até a presença de plantas.

O resultado mostrou um aumento de 19% na produtividade das equipes de trabalho após a implantação de uma arquitetura baseada no conceito WORKXPERIENCE, em que o Open Space recebe espaços de apoio para concentração, foco, reuniões rápidas ou grandes treinamentos, tudo implantado conforme as pesquisas e estratégias de Workplace que a Studio BR desenvolve antes de iniciar cada projeto.

Contato:
StudioBR | Arquitetura & Design
(11) 2639-3095
http://studiobrarquitetura.com/