A transformação da loja criou amplas vitrines, lounge de espera, minimuseu e um totem exclusivo de 40 polegadas touchscreen

Edgar Sacchi triplica espaço de varejo

Com 50 anos de história, a tradicional loja Optisom localizada no centro da capital paulistana e especializada em equipamentos e acessórios para fotografia e vídeos, tinha um propósito: melhorar a rotina de trabalho dos funcionários e conquistar ainda mais clientes. Para isso, o proprietário Adriano Carnelossi resolveu procurar ajuda de um profissional, foi quando conheceu o escritório Edgar Sacchi Arquitetura.

A equipe teve o desafio de ampliar e modernizar o ambiente da loja, deixando-o mais interativo e confortável, melhorar o fluxo do local para que clientes circulem por toda a loja para conferir as vitrines e os produtos à venda e, detalhe, a reforma deveria acontecer com a loja em funcionamento.

A reforma tinha como principal objetivo tornar o ambiente mais amplo e moderno sem deixar de lado seus espaços privativos, que servem como área administrativa da loja.

O projeto se iniciou com muito cuidado e planejamento, que levou em conta não somente a estética, mas, principalmente o fluxo do local, a fim de separar e melhorar a circulação interna da loja, visto que antes, todas as tramitações eram feitas através do pequeno espaço do balcão. Hoje, os fluxos são separados pela área dos clientes/exposição e as áreas técnicas com corredor de circulação próprio.

O espaço de 160m² que antes era subdividido em pequenas salas, davam a sensação de um ambiente pequeno e mal dimensionado.

A recepção dos clientes acontecia por um simples balcão de atendimento que ficava localizado logo na entrada da loja, porém era pequeno, antigo e nada confortável pois aquele pequeno espaço servia também para receber mercadorias, tramitação de aparelhos para manutenção, além da expedição de produtos vendidos no e-commerce da loja, o que gerava diariamente tumulto e falta de organização.

O espaço foi triplicado criando amplas vitrines em marcenaria para exposição de produtos, um lounge de espera com café e bebidas à disposição, priorizando o conforto dos clientes, um minimuseu de câmeras fotográficas antigas e um totem exclusivo de 40 polegadas touchscreen (tecnologia inédita no Brasil) para consultas dos produtos em tempo real na loja virtual.

Como estratégia de vendas, os clientes que chegam à procura de serviços de manutenção obrigatoriamente percorrem toda a loja para conferir as vitrines e os produtos à venda. Outro detalhe, é que antes, a loja não tinha ar-condicionado e hoje ela é 100% climatizada.

[Ver Projeto]

Contato:
Edgar Sacchi Arquitetura
(11) 3645-0536
https://www.edgarsacchi.com/