Abcic divulga vencedores do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto

Premiados no 10º Abcic

Escola Carandá Educação, projeto vencedor categoria Pequenas Obras, de Carla Cristina Alves Estrella Machado, do Escritório Königsberger Vannucchi

Os vencedores do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) no dia 2 de dezembro de 2021, em São Paulo.

A solenidade de premiação híbrida (presencial e virtual) reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Em Edificações, a obra vencedora foi o empreendimento Dynamic Faria Lima, em São Paulo (SP), que se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento.

Um dos grandes desafios foi a concepção da estrutura pré-fabricada fornecida pela Leonardi Construção Industrializada para atender o projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath), que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional.

Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi.

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para LD Celulose – Projeto Amadeus, em Minas Gerais, que também foi o vencedor da categoria Voto Popular. Um dos maiores desafios foi a execução dos tanques circulares e o edifício Cooling Tower, uma vez que a etapa de projetos já precisou de especial atenção para obtenção da melhor solução em pré-fabricado fornecida pela Cassol Pré-fabricados.

Já o maior destaque da obra foi a necessidade de elevada precisão, com termos menores tolerâncias de produção para que a montagem não acumulasse os desvios, promovendo, principalmente, o encaixe correto de peças e passagens de cabos de protensão exatamente conforme constava em projeto estrutural de Walter do Nascimento Filho (Enge-W Cálculos e Projetos).

Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi a Escola Carandá Educação, situada em São Paulo, com projeto arquitetônico de Carla Cristina Alves Estrella Machado (Escritório Königsberger Vannucchi), que teve como desafio acomodar o extenso programa em um terreno pequeno, o que levou à verticalização da edificação.

A Protendit, empresa responsável pelo fornecimento do pré-fabricado de concreto, teve como desafio atender de maneira integral os moldes e projetos da arquitetura. Das 514 vigas totais do prédio houve a necessidade de detalhamento de 462 projetos individuais com algum tipo de pequena modificação nas peças. O projeto estrutural ficou a cargo de Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria).

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2021 concedeu ainda duas menções honrosas em cada categoria: Edifício Multipavimentos Sicoob e Vita Boulevard (Edificações); Duplicação Ponte Wagner Estelita e Implantação de 2 Passarelas na Rodovia Rachid Rayes – SP-333 (Infraestrutura); e Geocal Minerações e MPO EDT Alphaville (Pequenas Obras).

Contato:
Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto
(11) 3763-2839 / (11) 3021-5733
http://www.abcic.org.br/