Restaurante Alameda, assinado pelos escritórios Biselli Katchborian e Zanatta Figueiredo, conta com estrutura mista integrada ao paisagismo do Esporte Clube Pinheiros

Biselli Katchborian e Zanatta Figueiredo no AlamedaO Restaurante Alameda, situado no Esporte Clube Pinheiros, assinado em conjunto pelos escritórios Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados, surge do desafio de materializar, em uma área de importante convivência e convergência do clube, uma construção em sinergia com o rico e abundante patrimônio paisagístico ali encontrado.

O desenho parte do lançamento de um grid estrutural modular em um setor com vasta vegetação adulta e consolidada. Inserido nesta pauta, o programa organiza-se de modo que a área de salão e atendimento conviva em harmonia com as árvores, ora circundante, ora inserida na própria construção.

Biselli Katchborian e Zanatta Figueiredo no AlamedaViabilizando a rápida execução e emprego coerente de materiais para construção junto às margens do Rio Pinheiros, foi adotada a solução construtiva mista, utilizando de fundações em concreto prevendo o arranque da estrutura metálica para disposição de lajes painéis na cobertura, que conformam um terraço acessível. A estrutura modular abriga a área coberta de salão, cozinha e áreas de apoio, além de banheiros para uso geral do Clube.

No centro do salão, a escada vincula verticalmente o espaço de atendimento do térreo ao terraço e simboliza essa função através da iluminação da sua envoltória atirantada de U-Glass, que se configura em uma lanterna e atua como importante elemento de orientação espacial na paisagem do clube.

Biselli Katchborian e Zanatta Figueiredo no AlamedaO projeto de paisagismo, assinado por Marcelo Faisal, apresenta várias espécies de árvores nativas. O paisagismo tropical foi pensado para proporcionar mais frescor ao restaurante, além de limitar a incidência solar nos espaços internos e externos, criando luz e sombra dentro do projeto. Ao redor do restaurante foram desenhadas praças com caráter distinto, relacionando o conjunto tanto às Quadras de Areia adjacentes, quanto a Alameda, tratados como extensão dos espaços de atendimento e estar.

Essa relação é fortalecida através da permeabilidade e fluidez de circulação pela construção em todos sentidos, tornando intrínseca a presença do Restaurante Alameda no cotidiano dos usuários do Clube.

Ficha:
Arquitetura: Biselli Katchborian Arquitetos, Zanatta Figueiredo
Arquitetos Responsáveis: Arthur Katchborian, Mario Biselli, Vinícius Figueiredo, Vitor Zanatta
Equipe De Projeto: Chayene Cardoso
Ano: 2018
Local: Esporte Clube Pinheiros, São Paulo / @ecpinheiros
Área: 580 m²
Fotografia: Nelson Kon / @nelsonkonfotografias
Engenharia: Lock Engenharia / @lockengenharia
Paisagismo: Marcelo Faisal Paisagismo / @marcelofaisal
Consultores Projeto Estrutural: Ernesto Tarnoczy Jr. / @ernestotarnoczyjr
Fabricantes:
Aerothermic – @aerothermic_engenharia_termica
Basic Elevadores – @basicelevadores
Lumini – @_lumini
Melting – @melting.coifas
Mix Lajes
Primatanelli – @serralheriaprimatanelli
TG Group – @tg.technical.group
Tidelli – @tidellibrasil / @tidellisp

Contatos:
Biselli Katchborian Arquitetos
(11) 3845-5145
http://www.bkweb.com.br

Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados
(11) 970-362-511 / (11) 960-785-190
https://zanattafigueiredo.com

#BiselliKatchborian

#ZanattaFigueiredo