Marcas criam histórias por trás de produtos para integrar virtual e físico, atrair público e alavancar vendas
O que influencia na decisão de compra do consumidor? Com um perfil mais exigente e atento ao que o varejo tem a oferecer, as marcas precisam se reinventar e ofertar além de um produto ou serviço habitual. E como estratégia para cativar o público, o Storyteling, que traz uma história envolvente para estimular a compra, vem ganhando espaço no varejo, pois agrega valor ao produto e inova no jeito de vender.
Para Patricia Cotti, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), o Storytelling faz com que marcas vendam mais que produtos, mas sim significados. “Quando existe uma história por traz de um item ou serviço, o cliente se identifica e sabe que está comprando mais que um simples item, mas sim uma experiência que pode ser única e até inesquecível”, explica Patricia.
O Storyteling pode unir diversos elementos para atrair o cliente, dentre eles, exposição em loja, realidade aumentada e estímulos sensoriais, auditivos e olfativos. “O segredo é estar por dentro de tudo aquilo que seja capaz de criar os estímulos necessários para o consumidor. Isto será essencial para resultar na conversão de vendas”, afirma a especialista.
As tecnologias VR (realidade virtual) e (AR) realidade aumentada, por exemplo, permitem integrar elementos visuais e físicos, em um único espaço. A interação possibilita criar uma variedade de storytelling, contando diversas histórias ao consumidor e mostrando como ele pode ser parte dela.
Cases de sucesso caíram no gosto do público e se tornaram referência quando o assunto é Storytelling. Foi o caso da “Heineken: Mulheres também curtem futebol”, que levou namoradas para assistir a Champions League, em Milão; ou a campanha “Dove: Retratos da Beleza”, onde pessoas descreviam elas e outros participantes para um artista e quando comparados, os desenhos mostravam como as pessoas se enxergavam sempre mais negativamente por elas mesmas, com elevar a autoestima do público.
Contato:
Ibevar
(11) 3894-5022
https://www.ibevar.org.br/