A gastronomia ocupa um lugar fundamental na sociedade, operando e transformando seus contextos, como atividades permeiam sua relação com o entorno

Design em restaurantes de Fernando Brandão

Alla Torre Pizzeria, em Shanghai

A arquitetura e a gastronomia partilham muitas semelhanças como processos de design, sendo arquitetos e chefs encarregados de satisfazer às experiências extraordinárias.

Em sua essência, o design do restaurante tem tudo a ver com a criação de uma experiência gastronômica para o cliente. Quer seja a entrada do estabelecimento, a área de estar comum de um espaço de jantar privado ou a energia do bar, cada componente do design do restaurante é proposital.

Afinal, as artes caminham em paralelo. Expert no assunto, o arquiteto Fernando Brandão já assinou mais de 80 projetos de restaurantes no Brasil, e 15 na China, entre eles o restaurante Alla Torre Pizzeria, em Shanghai.

“Para garantir qualidade, um bom projeto deve conter cinco características; acessibilidade, conectividade, sustentabilidade, identidade e humanidade, esses fatores sem dúvida irão influenciar na excelência do ambiente e tornam-se indispensáveis no momento de criação” conta o arquiteto.

As inovações da culinária gourmet certamente inspirou os novos modelos de restaurantes, não só no Brasil, como no mundo todo e continuam a oferecer mais do que apenas comida, lançando um novo jeito do “comer e beber”.

Cada vez mais os projetos de arquitetura para restaurantes têm identificado a importância de criar ambientes gastronômicos diversificados e originais, utilizando elementos tecnológicos, design temático, toques leves com peças modernas, uma iluminação especial em que todos pareçam bem e perfeitos para um ambiente “instagramável”.

Por essa razão, é fundamental levar em consideração os principais aspectos como por exemplo, o tipo de público, a funcionalidade do local, para garantir que as pessoas se sintam à vontade e confortáveis para apreciar a gastronomia oferecida.

Outro elemento relevante é a definição da paleta de cores, afinal, de acordo com a cromoterapia, as cores influenciam no comportamento, “No quesito cores, gosto de inovar e fugir do convencional, mas a narração disso deve estar atrelada ao conceito geral do espaço”, explica o arquiteto.

Para finalizar e assegurar aconchego e bom gosto no espaço, é primordial investir em mobiliário moderno, sofisticado e excêntrico. O mercado atual é bem eclético e oferece inúmeras possibilidades de marcenaria acessível e de alto padrão, ampliando as perspectivas em projetar cenários exclusivos e conceituados.

Contato:
Fernando Brandão
(11) 3064 5630 / (11) 3064 5633
https://www.archfb.com

#FernandoBrandão