Entusiastas da sala íntima que antecede o dormitório, as profissionais do Corradi Mello Arquitetura explicam as funções que a sala pode exercer para os moradores

Espaço sala íntima pelo Corradi MelloComo o nome já nos indica, a sala íntima é uma ambientação localizada na área destinada aos dormitórios de uma casa, servindo como uma antessala.

Com a pandemia, o cômodo – que estava esquecido nos projetos de arquitetura –, voltou a ser tendência e, além de se configurar como um espaço mais privativo para o descanso e leitura dos moradores, pode acoplar um home office ou funcionar como sala de televisão, se tornando, assim, um convite para o convívio familiar.

Antes de dar andamento em um projeto de sala íntima, é necessário avaliar quais são os hábitos da família e, junto a isso, analisar o espaço disponível.

“Temos que observar se o cômodo vai funcionar melhor como sala de televisão ou home office, se será integrado ao living ou algo mais restrito”, explica a arquiteta Camila Corradi, que faz dupla com a designer de interiores Thatiana Mello no escritório Corradi Mello Arquitetura.

“Porém, por mais que tenha voltado a ser tendência entre 2020 e 2021, não podemos considerar como um pedido frequente dos clientes. A maioria ainda prefere ambientes integrados, como um espaço para televisão e bancada para estudos e trabalho dentro do próprio quarto”, completa a arquiteta.

Espaço da sala íntima pelo Corradi Mello As funções de uma sala íntima – Embora a principal função seja a coabitação familiar, a sala íntima, por ser extremamente versátil, pode ser utilizada de outras formas. Muito recomendada para residências com crianças e adolescentes, o cômodo pode funcionar como uma sala de televisão, onde os pequenos conseguem ter uma liberdade maior para assistir a um filme ou desenho.

“Devido ao atual momento, muitas pessoas também estão solicitando o ambiente com bancada para trabalho e estudos”, comenta a designer de interiores Thatiana Mello. Outros moradores preferem que seja somente um espaço de descanso, com poltronas confortáveis e luminárias direcionáveis com o intuito de desfrutar de um cantinho perfeito para a leitura.

Como decorar – Por estar situada ligeiramente distante das demais áreas sociais, a sala íntima pode e deve se adaptar às necessidades da família, o que também diz respeito a decoração.

“Ao realizar o projeto de décor, devemos trazer – ainda mais –, a personalidade dos moradores, para que eles se sintam à vontade naquele espaço”, discorre Camila Corradi. E, para que isso aconteça, as profissionais costumam apostar em fotos, lembranças de viagens, objetos familiares e até mesmo móveis que já percorreram algumas gerações, por exemplo.

“Para esses casos, gostamos de investir em móveis de madeira natural, pois é um material que contribui para uma atmosfera acolhedora”, conta Thatiana. O emprego de tapetes confortáveis, mantas estendidas sobre o sofá ou armazenadas em cestos, e até mesmo de uma iluminação amena e pontual, são outros fatores que trazem para a sala íntima essa sensação de comodidade na convivência familiar.

Contato:
Corradi Mello Arquitetura
(11) 5561-2900
http://corradimello.com.br

#CorradiMello