Soluções inteligentes de marcenaria e minimalismo marcam a reforma do apto de 150m² assinado pelo escritório Studio Tan-gram

Tan-gram com marcenaria e minimalismo

As escolhas realizadas pela dupla de arquitetas equilibrou o estilo discreto dos moradores com uma composição de formas geométricas, nichos assimétricos e peças que revelaram personalidade

Um lar fluído, minimalista, integrado e com a presença de poucas cores e texturas foram alguns dos principais pedidos de um jovem casal para a dupla de arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, à frente do escritório Studio Tan-gram.

O apartamento, localizado no Campo Belo, bairro da Zona Sul de São Paulo, tem 150 m² e foi projetado para acomodar o casal, a filha pequena e mais um bebê prestes a chegar. “Eles nos pediram ambientes discretos e com inspiração contemporânea, pois tinham receio de enjoar se houvesse uma combinação mais intensa de cores e texturas”, relembra Claudia.

Para a realização do projeto de arquitetura de interiores, as especialistas decidiram trabalhar com uma base neutra pincelada por cores dispostas de maneira pontual em alguns acessórios decorativos.

Tan-gram com marcenaria e minimalismo

Além disso, investiram em soluções práticas de marcenaria que propiciaram o toque especial aguardado pelo casal, bem como para segmentar, em uma disposição inteligente, o layout que revela a integração da área social.

Na sala de estar, as arquitetas ocuparam uma das paredes com uma estante leve e suspensa, executada por nichos assimétricos, onde os moradores expõem suas coleções de livros, objetos e plantinhas.

“Nossa proposta foi desenhar um móvel que não ficasse monótono, por isso a brincadeira de nichos abertos e fechados”, explica Monike. Em uma toada mais moderna, mesclaram madeira clara e laca branca.

A poltrona, que já fazia parte do acervo dos clientes, foi posicionada nesse ponto para criar um cantinho de leitura confortável e ainda atua como um ponto extra de assento quando os moradores recebem visitas.

Outro pedido foi para que a TV não se destacasse tanto no protagonismo da sala. Dessa forma, o painel em laca cinza chumbo se aproxima da cor do equipamento eletroeletrônico, fazendo com que o mesmo não se destacasse na parede.

Outra solução de marcenaria interessante foi o grande painel que reveste a parede que compreende desde a porta do lavabo até a cozinha. Do piso ao teto, ele conta com nichos e prateleiras, acomoda a geladeira, um gavetão vertical e muitos armários. “Nossa ideia era que ele abraçasse a área, resultando em unidade.

Embora não seja uma regra, gostamos de harmonizar e integrar ambientes com diferentes usos por meio de uma superfície com acabamento único, que conferem uma leitura só aos ambientes”, conta Claudia.

Tan-gram com marcenaria e minimalismoEmbora em um contexto integrado, o casal expressou o desejo de contar com a possibilidade de momentos de privacidade para a área da cozinha. Para tanto, as arquitetas do Studio Tan-gram inseriram portas de correr que auxiliaram no propósito de setorizar o espaço e esconder aquela baguncinha que aparece normalmente nos momentos de preparo das refeições.

Apostando em linhas retas, as profissionais acrescentaram cor para a cozinha com o armário em laca azul marinho e marcaram a efetivação das atividades do ambiente por meio da triangulação entre a pia, fogão e geladeira.

Pensando em proporcionar para os moradores um espaço para refeições rápidas, a cozinha conta também com uma mesa confeccionada em quartzo – mesmo material da bancada e frontão da pia –, que está voltada para a sala e pronta para acomodar quatro pessoas.

Atentas à ideia de agregar unidade aos ambientes, a dupla projetou o buffet, que está localizado no living, mas se estende contornando a parede e chegando à varanda, onde há um nicho que embute a pequena adega de vinhos.

Na bancada, revestida por um vidro extra clear, que amplia sua durabilidade, há uma bandeja com bebidas para o cantinho do bar, uma cafeteira e quadros apoiados.

“Ou seja, o móvel possui diversas funções e não ocupa quase nada de espaço”, destaca Monike. No seu fechamento, a varanda contou com a proteção UV nos vidros que isola a área sem prejudicar a iluminação natural.

Quem olha para este espaço confortável da varanda nem imagina que atrás do sofá está camuflada condensadora do ar-condicionado. Para escondê-la, as profissionais apostaram na clausura envidraçada com película jateada, que introduziu a sensação de profundidade e foi complementada pelo clima natural das plantinhas.

Seguindo o mood minimalista e clean presente em todo o apartamento, o dormitório do casal possui cabeceira de madeira ripada que ocupa todo o perímetro da parede. No enxoval, o off white e o azul foram os tons escolhidos para colaborar com a aura de conforto e tranquilidade.

Contato:
Studio Tan-gram
(11) 5571-3304
https://www.studiotangram.com.br